Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Paratur realiza inventário e fortalecimento turístico em mais 13 municípios

Dando continuidade às ações de fortalecimento da gestão do turismo previsto no Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará, técnicos da Paratur, por meio da Diretoria de Fomento (DIFOM), estão desde o último dia 9 nos municípios de Salinópolis e Marapanim, onde realizam, até esta sexta-feira, reuniões com gestores municipais, empresários, e outros que atuam no turismo.


Também neste período realizam a atualização dos inventários turísticos desses municípios.

A ação tem como objetivo mostrar aos gestores o novo modelo de gestão pública do turismo e adequar os roteiros dos municípios de acordo com os critérios de classificação turística apontados pelo plano Ver-o-Pará.

Segundo Michele Sena, técnica da Diretoria de Fomento da Paratur, responsável pela ação, em Salinópolis, já houve reuniões com gestores das secretarias de Turismo e de Obras, no sentido de dar assessoramento a gestão local. Na pauta das discussões está a revisão do Plano Diretor do município, as políticas do Conselho Municipal de Turismo, legislação turística, recursos orçamentários e gestão das informações turísticas. As ações têm a finalidade também de identificar a estrutura da institucionalização do turismo, assim como garantir parceria para a atualização dos inventários nos dois municípios, que irá permitir o conhecimento da oferta turística do local, como potenciais naturais, culturais, históricos e reunir dados sobre a infra-estrutura turística, os serviços e as potencialidades do mercado. Além disso, os atrativos poderão ser hierarquizados conforme a resolução 002/2009 que trata dos critérios para a Classificação Turística.

O município de Altamira recebeu a ação de fortalecimento de gestão municipal do turismo entre os dias 28 de março e 1 de abril.


NOVAS AÇÕES - Além de Salinópolis e Marapanim, os próximos municípios que receberão ações de fortalecimento da Paratur são: Bragança, Tracuateua e Curuçá, entre os dias 23 e 27 deste mês, Paragominas de 7 a 11 de maio, Barcarena e Cametá de 21 a 24 de maio, Savaterra e Soure de 28 de maio a 1 de junho, Oriximiná de 11 a 15 de junho e Maracanã de 18 a 22 de junho. 


Segundo Liliane Obando, Diretora de Fomento da Paratur estas ações de fortalecimento da gestão municipal de turismo são determinantes para que se atinjam os resultados planejados previstos no plano “Ver-o-Pará” além de promover o desenvolvimento sustentável da atividade turística.

A Diretoria de Fomento da Paratur também vem desenvolvendo ações de fortalecimento do segmento de pesca esportiva, intercambio de experiências de ecoturismo de base comunitária, por meio do projeto Almeirim Sustentável, do Instituto Peabiru, em Santarém. A Paratur deu segmento ainda às ações previstas no Termo de Cooperação Técnica firmado em 2011 entre Secretaria de Estado de Agricultura do Pará (Sagri), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (EMATER-PA) e Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) no sentido de fortalecer o turismo rural.

A Paratur, através do Plano de Qualificação Profissional do Turismo (PEQTUR) também tem meta de qualificar entre 2012 e 2015 cerca de 10.500 pessoas em diversas áreas de trabalho ligadas ao turismo em 15 municípios do Pará. Em 2011, através do Plano Emergencial de Qualificação profissional, foram qualificadas cerca de 1.500 profissionais.

Com a criação da Setur – Secretaria de Estado de Turismo do Pará, cujo secretário é o atual presidente da Paratur Adenauer Góes, o fortalecimento das políticas públicas de turismo nos 144 municípios do Pará será ainda maior, tendo como apoio na promoção, divulgação e marketing dos produtos turísticos do Pará a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que recebe como presidente, em substituição à Adenauer Góes, a administradora e especialista em gestão pública, Socorro Costa. Com esses investimentos, segundo Adenauer, o Pará, que em 2011 recebeu mais de 770 mil turistas deve ter esse fluxo ampliado, aumentando também a geração de emprego e renda.



Benigna Soares e Wanderson Curcino – GECV Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário