Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Fábio Feldmann será um dos autores do relatório da ONU sobre Meio Ambiente GEO-5


O ambientalista e consultor internacional Fábio Feldmann será um dos autores do próximo relatório ambiental do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (United Nations Environment Programme - UNEP), conhecido como GEO-5. De 8 a 11 de novembro, ele participará do "I Encontro de Autores para a Produção do GEO-5", na capital do Egito, Cairo. O documento trará as principais recomendações sobre um modelo eficaz de desenvolvimento sustentável, o combate ao aquecimento global e a necessidade da conservação da biodiversidade, além de destacar a importância da criação de políticas públicas e iniciativas que garantam o futuro das próximas gerações.
 Feldmann fará parte do grupo responsável pela elaboração de propostas de políticas públicas e ações inovadoras como instrumentos para agilizar acordos internacionais com resultados mais efetivos. A idéia é incentivar o desenvolvimento sustentável, com destaque para importância da governança ambiental, da ampliação do uso correto dos recursos naturais, da proteção da biodiversidade e da utilização de energias renováveis.

A proposta é que GEO-5 seja o mais completo relatório já divulgado pela UNEP. Para isso, foram convidados especialistas de diversos segmentos da sociedade que vão incluir dados e informações da África, Ásia-Pacífico, América do Norte, Ásia Ocidental, América Latina e Europa. O objetivo deste amplo diagnóstico é alinhar desenvolvimento e crescimento econômico com proteção ambiental e disseminar mundialmente o conceito da economia verde.

Entre os temas que serão destacados no documento estão segurança alimentar, preservação de ecossistemas, riscos das alterações climáticas, combate às causas do aquecimento global e gestão de resíduos. Esses e outros assuntos fazem parte das propostas de governo de Fábio Feldmann, elaboradas para a última campanha eleitoral, na qual ele concorreu ao Governo de São Paulo, pelo Partido Verde.

No encontro, no Cairo, serão definidos os próximos passos do GEO-5 e as linhas de atuação e pesquisa dos autores. O convite para que Feldmann faça parte do seleto grupo de autores deste documento é um reconhecimento pelo trabalho que o ambientalista vem desenvolvendo nos últimos anos.

O último documento da UNEP, o GEO-4, foi publicado em 2007. Com base no GEO-5, soluções mais eficazes para as questões ambientais poderão ser estabelecidas de acordo com as prioridades e particularidades de cada região. A previsão é que o documento seja publicado em 2012.


" I Encontro de Autores para Produção do GEO-5 " - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente
Data: De 8 a 11 de novembro de 2010
Local: Cairo - Egito

Nenhum comentário:

Postar um comentário