Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 10 de abril de 2012

UFPA inaugura Centro de Memória da Amazônia

Esta semana a Universidade Federal do Pará abre a sede do projeto Centro de Memória da Amazônia (CMA/UFPA), local que guarda um acervo com 35 toneladas de documentos de cunho jurídico, referente ao período entre o século XVIII e 1970.

O espaço será inaugurado na sexta-feira (13), às 10h, mas a partir desta segunda-feira (9) será realizada uma programação especial, com mostra de filmes, exposições e palestras, com a temática da “África amazônica”. Um dos palestrantes do evento será o professor da Universidade Federal do Ceará, Franck Ribard, que trouxe filmes exibidos na 5ª mostra de Cinema Africano, ocorrida em Fortaleza. “A exposição é centrada na nossa documentação do século XIX e XX, que mostram a diversidade da presença da África na história de Belém”, explica. 

O Centro conta com a direção do historiador Otaviano Vieira. Para ele, a característica do local é buscar articulações para a produção do conhecimento acadêmico, em especial relacionado a memória, com a conquista da cidadania. “O objetivo do Projeto é destacar que o passado é uma ferramenta potente para a construção da cidadania”, destaca.

Os documentos do Centro de Memória da Amazônia registram assuntos variados da sociedade paraense, como questões religiosas e familiares, transações comerciais, conflitos fundiários, além de migração e imigração na Amazônia. A programação de abertura do espaço pode ser conferida no site do projeto

DOL, com informações da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário