Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 24 de março de 2012

Inscrições abertas para o II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública


Como promover a cooperação entre países por meio da construção coletiva e do respeito aos aspectos culturais e tradições de uma nação? Para refletir sobre esta questão, a Fundação Oswaldo Cruz de Brasília (Fiocruz) promove, no próximo dia 29, um debate sobre a “Bioética e os desafios da interculturalidade para a Cooperação Sul-Sul”.
A primeira edição de 2012 do II Ciclo de Debates será realizada das 8h30 às 12h, na Fiocruz Brasília, e contará com a presença do presidente da Sociedade Brasileira de Bioética e professor do Programa de Pós-Graduação da UnB, Cláudio Lorenzo, e do coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), José Paranaguá. Para o coordenador do Nethis, abordar a interculturalidade relacionada à bioética e à cooperação sul-sul tem uma importância dupla: o tema representa uma discussão sobre as diferentes visões de mundo e valores que as nações têm de suas tradições e crenças, que se refletem em dimensões de moralidade; e a importância da interação e da comunicação entre os países que visam à cooperação.
“Para o Nethis, essa discussão tem um valor muito forte pelo desafio que representa fazer e promover cooperação entre países com situações tão distintas, como, por exemplo, Brasil e Moçambique”, exemplifica. Segundo o coordenador, o tema tem grande importância para a discussão da bioética e para os processos de cooperação entre países na área da saúde, especificamente. “O respeito a essas diferenças é muito importante para os processos de cooperação na área da saúde”.
Até o final do ano, entre março e novembro, estão previstas nove edições do II Ciclo de Debates, sobre temas do campo da bioética, da saúde pública e das relações internacionais. Para o encerramento do Ciclo, está programada uma conferência com o coordenador do Programa de Pós-Graduação e da Cátedra Unesco de Bioética da UnB, Volnei Garrafa.
Fonte: Fiocruz Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário