Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 23 de março de 2012

Captadores esféricos aumentam aproveitamento da energia solar

Ao contrário das células solares disponíveis atualmente, que são planas, o modelo Sphelar ®, da empresa japonesa Kyosemi, assume uma forma esférica, o que o torna capaz de gerar energia com maior eficiência, capturando 360º de luz solar.

A maior parte das instalações de painéis solares são fixas no lugar, o que significa que elas só funcionam com a máxima eficiência em uma pequena parte do dia.

Mas, a mais recente inovação em tecnologia solar vem em forma de esferas – mais precisamente micro-esferas - que se localizam dentro de uma cúpula e que podem continuar a gerar eletricidade mesmo quando os raios solares não estão incidindo em linha reta. Isto exclui a necessidade de movimentação das células de acordo com a posição do sol, melhorando aproveitamento dos raios solares - algo que as telas planas padrão não pode fazer.

As cúpulas consistem em várias células solares pequenas (com 1,8 mm de diâmetro) e dispostas de tal forma que as tornam capazes de capturar a luz do sol em todas as etapas do dia, sem a necessidade de motores dispendiosos para mantê-las apontondadas em direção aos raios.

As células também são fabricadas de maneira única, utilizando pedaços quebrados de silício que são derretidos e formadas em gotas de tamanho uniforme, sem perda de material no corte. Este processo reduz grandemente os resíduos envolvidos na fabricação, distinguindo-as ainda mais da produção de células fotovoltaicas padrão.

As células se conectam para produzir maior eletricidade. A estrutura é chamada de malha e as micro-esferas podem atingir uma eficiência de 20%, ultrapassando a maioria dos painéis planos. A estrutura tridimensional e a malha flexível permite que os módulos solares sejam formados em moldes diferentes, aumentando o número de aplicações do equipamento. Com informações da Kyosemi.

Fonte: CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário