Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 24 de março de 2012

Atlas das espécies sob ameaça será revisado

Pesquisadores já podem participar e contribuir para a revisão do Atlas de Espécies Ameaçadas de Extinção. Aberta no dia 13 pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a consulta pública é válida por 30 dias.

A contribuição pode ser dada por meio de questionário preparado pela Coordenação de Análise e Prognóstico de Risco à Biodiversidade, que está dividido em dois tipos ¿ fauna e flora. O de fauna apresenta os grupos taxonômicos - anfíbios, aves, invertebrados aquáticos, invertebrados terrestres, mamíferos, peixes e répteis - e o de flora, a lista de espécies por família.

A base do questionário foi o Livro Vermelho de Espécies Ameaçadas de Extinção, que traz a lista divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente. "Partimos de um parâmetro oficial", diz o coordenador-geral de Manejo para Conservação do ICMBio, Ugo Eichler Vercillo.

A única restrição, em virtude da ferramenta usada para elaboração do questionário, é que o pesquisador que investigou uma ou mais espécies em unidades de conservação (UC) diferentes terá de preencher o questionário para cada UC estudada. "Mas caso tenha estudado várias espécies em uma mesma unidade, o questionário é único."

Os pesquisadores que tiverem alguma dúvida devem encaminhar e-mail para coapro.dibio@icmbio.gov.br ou ligar para 61-3341-9529. 

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário