Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Trem que flutua sobre os trilhos é desenvolvido por pesquisadores brasileiros

Cidades maiores, mais pessoas, mais carros, mais poluição: até dezembro de 2010, o Brasil contava 64,8 milhões de automóveis particulares. Para neutralizar as emissões de toda esta frota, seria necessária uma área florestada até 11 vezes maior do que a Mata Atlântica do país.

Brasil desenvolve trem para transporte urbano que levita sobre os trilhosPor isso, meios de transportes inovadores, verdes e eficientes, são fundamentais para um mundo mais sustentável. Há inúmeros exemplos no mundo todo, mas, dessa vez, novidade é tupiniquim: um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia, no Rio de Janeiro, criou um trem urbano de levitação magnética! O “Maglev Cobra” está sendo elaborado há dez anos pelo Coppe/UFRJ.

Além de levitar sobre os trilhos, o veículo não polui o meio ambiente e pode ser utilizado em áreas entre ferrovias já construídas. O projeto, específico para áreas urbanas, tem capacidade para 28 pessoas, flutuará a 30km/h e estará sempre flutuando, parado ou em movimento.

O primeiro Maglev Cobra deve ser instalado na via expressa que ligará os dois aeroportos da cidade do Rio de Janeiro.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário