Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Unicamp lança edital de chamada para Programa Ciência sem Fronteiras

A Unicamp, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, acaba de lançar edital de chamada aos interessados em participar do Programa Ciência sem Fronteiras, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A iniciativa oferece bolsas para alunos de graduação, que terão a oportunidade de cumprir entre seis meses e um ano do seu curso em universidades dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Itália. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de janeiro de 2012, através do portal do programa, no http://www.prg.unicamp.br/hotsites/cienciasemfronteiras/

Nesta chamada, os alunos da Unicamp poderão participar de atividades em várias áreas do conhecimento. De acordo com o professor Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação da Universidade, trata-se de uma oportunidade valiosa para os estudantes, que poderão não somente ter uma experiência acadêmica internacional, como também um ganho pessoal, ao tomar contato com outras culturas. "Participar de um programa como este certamente enriquece o conhecimento e confere maior maturidade aos estudantes", considera.

Os interessados em concorrer a uma das bolsas devem cumprir alguns requisitos, como ter nacionalidade brasileira, ter integralizado no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto no momento da viagem de estudos e apresentar certificado de proficiência no idioma do país escolhido. Todos os detalhes do edital podem ser conferidos no portal do programa, inclusive prazos e a forma como é feito o processo de seleção.

O Programa Ciência sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio da mobilidade internacional. A iniciativa prevê a concessão de até 75 mil bolsas para todo o Brasil, no período de quatro anos, para promover intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação.

O objetivo é fazer com que esses futuros profissionais mantenham contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário