Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

AL neutraliza emissão de CO2 com preservação de mata nativa

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso recebeu o Certificado de Neutralização de Carbono, emitido pelo Instituto Ação Verde, por compensar toda a emissão de dióxido de carbono equivalente (CO2eq), produzido em 2011. No ano passado, a AL emitiu 1.800 toneladas desses gases e para compensar, auxiliou no Projeto Verde Rio, com a preservação de 6,69 hectares de mata nativa. A área, que agora se chama Reserva de Serviços Ecossistêmicos, está localizada no município de Santo Antônio do Leverger. 

A medida, considerada pela AL como uma forma de controle do aquecimento global, também é encarada como um meio de divulgar as iniciativas que buscam reverter ou compensar a degradação ambiental. Para participar da ação, a Casa disponibilizou informações ao Instituto, que elaborou um inventário para identificar a produção de CO2eq da instituição, ao longo do ano. Certificada, agora a AL pode usar o Selo Floresta Viva.

Para o cálculo, são levados em consideração dados como o do consumo de combustível em automóveis e avião, de energia, papel, entre outros, usados pelos agentes públicos. Após a identificação da produção de CO2, as instituições interessadas na neutralização podem promover a recuperação ou plantio das matas ciliares dos principais rios de Mato Grosso ou, preservar áreas com mata nativa.

O presidente da AL, José Riva, informa que a responsabilidade ambiental é um dos focos de trabalho da Casa, que atua promovendo audiências públicas, encaminhando solicitações de representantes políticos ao Governo, criando leis e orientando atividades econômicas, como as do setor de base florestal. Riva considera que incentivar modelos que utilizam o manejo é uma alternativa de fomento para a geração de emprego, renda e preservação do meio ambiente.

“Na área do manejo ambiental Mato Grosso pode se beneficiar de suas enormes riquezas, não só atuando na exportação da madeira ou outra produção extrativista, mas também, com iniciativas como essa, do sequestro de carbono. Assim, a Assembleia Legislativa busca o engajamento social, o debate, a aprovação de leis que beneficiem o meio ambiente. O Selo Floresta Viva, é um estímulo ao nosso trabalho”.

O deputado lembrou a criação de leis como a 8.557, que institui o “Programa Adote uma Nascente”; a 7.494, que dispõe sobre o “Programa de Arborização das Margens das Rodovias Estaduais” e também a Lei 9.391, que cria o Índice de Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (IDS-M), e tem o foco voltado para a qualidade de vida das pessoas. Todas essas leis são de sua autoria.

Caso a sua empresa ou instituição tenha interesse em saber mais sobre a neutralização de CO2, entre em contato com o Instituto Ação Verde: 3611 1606. A iniciativa é apoiada pela Fiemt, Famato, Acrimat, Aprosoja, Cipem, Sindalcool, Sinergia, Ministério Público Estadual, Sicme e Sema.

Mais informações:

Secretaria de Comunicação

Tel: 3313 6310.

Fonte: ALEMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário