Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Convênio levará Educação Profissional a assentamentos agrários

O Governador Tião Viana, o superintendente do Incra, Thaumaturgo Neto, e o diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr (IDM), Irailton Lima, assinaram nesta segunda, 19, o convênio para o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) que prevê verba de R$ 1.200 milhão para a oferta de três cursos voltados para a realidade dos assentamentos rurais. A assinatura ocorreu às 16 horas no gabinete do governador.

Com o PRONERA serão ofertados três cursos: Técnico em Agroindústria, Técnico em Agroecologia e Técnico Florestal. As aulas serão dadas pela Escola da Floresta Roberval Cardoso, do IDM, em período integral, utilizando a pedagogia da alternância como método. “Neste tipo de método os educandos alternam períodos internos na escola e períodos de atuação nas comunidades. Esse modo de ofertar os cursos facilita muito a reintegração dos educandos em suas comunidades, fazendo com que passem os conhecimentos adquiridos para os outros”, afirmou Irailton Lima, diretor-presidente do IDM.

As 120 vagas vão atender os 22 municípios do Acre, beneficiando mais de 1.200 assentados. “A intenção é que quando estes 120 técnicos estiverem formados, eles retornem a seus assentamentos e ofereçam cursos de formação inicial e continuada aos moradores de suas comunidades, repassando o conhecimento. Esses cursos também seriam planejados pelo IDM”, afirmou Kattiúcia Fernandes, coordenadora de projetos do IDM. Os três cursos técnicos terão os editais abertos em fevereiro e têm previsão de início no dia cinco de março.

“É um prazer iniciar o ano firmando um convênio desses. É muito bom ver a burocracia se transformar em sentimento, como vimos há pouco tempo, em uma das formaturas do Instituto Dom Moacyr em Brasiléia. É muito bom saber que a assinatura desses documentos pode trazer esperanças para os olhos das pessoas”, afirmou o Governador Tião Viana.

Para o superintendente do Incra, Thaumaturgo Neto, “o IDM é um velho parceiro que vai estar conosco nesta batalha para melhorar a educação no Acre. Tenho certeza que este trabalho vai gerar belos frutos”.

Fonte: Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário