Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Vale dá início às obras de implantação do Instituto Tecnológico

Com a assinatura da ordem de serviço, realizada nesta quarta-feira, 23, na Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), a Vale autoriza a empresa paraense AC Vilaça a começar, até meados de dezembro, os serviços de supressão vegetal e terraplenagem do canteiro de obras, que dão início à construção do Instituto Tecnológico Vale - ITV.

O Instituto Tecnológico Vale de Belém será dedicado a pesquisas de médio e longo prazos e cursos na área de desenvolvimento sustentável, ampliando a produção de pesquisas científicas e o desenvolvimento econômico de base tecnológica, transformando Belém, nacional e internacionalmente, em um pólo de excelência na área de ciência e tecnologia no Brasil.

As instalações do ITV ocuparão uma área de aproximadamente 141 mil m² no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, situado entre a UFPA e a UFRA. O projeto do novo prédio é assinado pelo arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha ganhador, em 2006, do Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial. Totalmente sustentável, prevendo reaproveitamento de água de chuva, uso de energia solar e de isolantes térmicos.

Outra inovação é que o prédio será suspenso sobre o rio Guamá, fazendo alusão às construções ribeirinhas da Amazônia e interferindo minimamente no meio ambiente, respeitando o regime das águas. As estruturas de aço ficarão suspensas, numa construção "a seco", e poderão ser transportadas pela estrada já em peças claramente configuradas, industrializadas, sem necessidade de técnicas tradicionais de edificação, envolvendo o consumo de água, pedra e cimento.

Com previsão de inaugurar em 2014, o instituto contará com cerca de 300 profissionais do seu quadro próprio e de visitantes, entre os quais pesquisadores e professores brasileiros e estrangeiros, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário