O subsecretário-geral da Rio+20 e subsecretário-geral para Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, Sha Zukang, disse ontem (23), no Rio de Janeiro, que os Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) precisam reafirmar os compromissos firmados durante a Rio 92 e adotar formas de integrar desenvolvimento econômico e social e preservação ambiental.
"A primeira palavra mágica é integração. Há 20 anos concordamos com o desenvolvimento sustentável como caminho. Nesse período o desenvolvimento econômico evoluiu muito. O que é bom, mas gerou custos. Vimos uma crescente lacuna entre ricos e pobres. Precisamos pôr em prática o que os líderes assinaram há 20 anos", avaliou Sha Zukang.
O secretário-geral da Rio+20 ainda acrescentou que é preciso coerência na criação e desenvolvimento de programas e projetos. Segundo ele, nesse quesito, o Brasil é um país que atingiu um modelo positivo, com ações multidisciplinares entre diferentes órgãos, como projetos em parceria entre Ministério da Fazenda e do Meio Ambiente, como exemplificou.
Durante o evento organizado para tratar dos avanços e desafios para a Conferência Rio+20, que ocorre em 2012 na capital fluminense, Sha Zukang ainda destacou o ineditismo e a importância do lançamento do site do evento mundial em idioma português.
Zukang lembrou que além das atividades da conferência, a página na internet apresenta debates sobre temas prioritários propostos por diferentes segmentos da sociedade e de governos, como a sugestão por um roteiro do desenvolvimento sustentável. Ele pediu ainda que a sociedade continue contribuindo neste espaço virtual que servirá como uma das bases para a reunião que acontece em Nova York no início de dezembro e deve traçar as diretrizes para a Rio+20.
Nenhum comentário:
Postar um comentário