A etapa final dos Jogos Indígenas 2011 iniciou nesta sexta-feira, 18, na aldeia do Manga, no município de Oiapoque. Estão participando os índios das etnias Galibi Marworno, Galibi Kalinã, Paliku, Caripuna, Waijãpi, Tiriyó, Kaxuyana, Txikuyana, Apalai e Wayana, que disputaram corrida de tora, futebol, capo de guerra, canoagem, arque e flecha, pescaria e arremesso de lança.
O evento, promovido pelo Governo do Amapá, por meio da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi) e da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), contou com a presença do governador do Amapá, Camilo Capiberibe, secretário Extraordinário dos Povos Indígenas, Coraci Gabriel, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Luiz Pingarilho, prefeito de Oiapoque, Agnaldo Rocha, prefeita de Pedra Branca do Amapari, Socorro Pelaes, deputado estadual Agnaldo Balieiro, representando a Assembleia Legislativa, deputada federal Fátima Pelaes, representando a bancada federal, e dos vereadores indígenas de Oiapoque, Raimundo Nonato e Elton Alikar.
Para o cacique Carlos Alikar, que comemora o retorno dos jogos que estavam parados há oito anos, o evento não é só uma forma de lazer, mas um encontro entre os índios para se verem e trocarem informações. "É um momento de integração entre as comunidades indígenas. Passamos muito tempo sem nos vermos, e os jogos nos proporcionam isto".
O secretário da Sepi, Coraci Gabriel, ressaltou o respeito que deve ser dado aos povos indígenas, e que depois de oito anos eles têm um governador que se preocupa não só com o lazer, mas também com a saúde e educação desses povos.
O secretário da Sedel, Luiz Pingarilho, considera esse momento histórico e diz que a inclusão dos índios se dá pelo esporte e lazer.
De acordo com o governador Camilo Capiberibe, a retomada dos jogos foi uma promessa de campanha. "Eles reivindicaram a volta da realização da competição e nosso governo está cumprindo. Estamos construindo também 8 escolas na área indígena de Oiapoque e na próxima semana será emitida uma ordem de serviço para construção de 20 na área do Parque do Tumucumaque, como forma de atender as solicitações dos indígenas", ressaltou.
As competições seguem até domingo, 20, quando serão entregues as premiações aos vencedores dos torneios.
Programação
Data: 19/11 (sábado)
* 8h
Pescaria
Natação (masculino)
Natação (feminino)
Canoagem (masculina)
Canoagem (feminino)
* 14h
Jogo de Futebol (feminino)
Cabo de Guerra (feminino)
Jogo de Futebol (masculino)
Cabo de Guerra (masculino)
Zarabatana (masculino)
Zarabatana (feminino)
Arco e Flecha (masculino)
Corrida com Jamaxi (masculino)
Arremesso de Lança (masculino)
Data: 20/11 (domingo)
* 8h
Jogo de Futebol - Semi-Final (feminino)
Cabo de Guerra - Semi-Final (feminino)
Jogo de Futebol - Semi-Final (masculino)
Cabo de Guerra - Semi-Final (masculino)
* 14h
Final do Jogo de Futebol (feminino)
Final do Cabo de Guerra (feminino)
Final do Jogo de Futebol (masculino)
Final de Cabo de Guerra (masculino)
* 19h
Contos e Lendas
Pintura Indígena (masculina)
Pintura Indígena (feminina)
Premiação
Nenhum comentário:
Postar um comentário