Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ministério da Pesca e Aquicultura participa do Encontro Cultivando Água Boa Rumo à Rio+20

Mais de 200 pescadores e aquicultores participaram, nesta quinta (24), do seminário que reuniu representantes do setor nos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu e dos três territórios da pesca e da aquicultura do estado do Paraná. O ministro Luiz Sérgio falou durante uma palestra para os produtores e depois respondeu a perguntas formuladas pela plateia. "Esse contato direto com a realidade das comunidades produtoras é fundamental para que possamos explicar a linha de trabalho do ministério e ouvir sugestões daqueles que fazem o dia-a-dia da atividade", disse o ministro.

Também participaram do seminário o diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, o deputado federal Assis do Couto (PT-PR) e o superintendente do MPA no estado do Paraná, José Wigineski.

Depois do seminário, o ministro Luiz Sérgio participou da abertura do Encontro Cultivando Água Boa, evento anual promovido por Itaipu, no qual são discutidos e apresentados projetos de preservação sócio-ambiental e uso consciente de recursos naturais. Este ano, o Cultivando Água Boa tem como tema central a reflexão sobre a Rio+20, que acontecerá em 2012 no Rio de Janeiro, como continuidade da Rio 92. "A iniciativa de Itaipu de promover um encontro dessa amplitude é um exemplo para todas as grandes companhias nacionais. Tenho certeza de que as contribuições que sairão desses dias de trabalho e troca de experiências aqui em Foz do Iguaçu representará uma grande contribuição para a participação brasileira na Rio+20", disse Luiz Sérgio.

A cerimônia de abertura terminou com uma bonita homenagem dos organizadores à ex-primeira dama da França, Danielle Miterrand, falecida esta semana. Ativista ambiental, madame Miterrand, esteve em Foz do Iguaçu em 2010 e apoiava diretamente os programas desenvolvidos pela usina Binacional.

Sobre o Encontro

O evento tem como principais temas a Economia Verde, Erradicação da Pobreza e Governança Global. Por isso, no processo preparatório para o Encontro Anual, entre os 29 municípios atendidos pelo Cultivando Água Boa, foram selecionadas as melhores práticas da iniciativa e que estejam alinhadas com esses temas.

Isso por que o CAB será apresentado na Conferência da Terra como um dos “cases” de sucesso do Brasil na promoção da sustentabilidade. Os participantes do Encontro Anual CAB 2011 poderão ter uma prévia das ações que serão apresentadas no Rio de Janeiro, em 2012, pois elas serão expostas também no evento em Foz. 

O Encontro Anual constitui um dos pontos altos da metodologia do Cultivando Água Boa. É o momento em que os participantes têm a oportunidade de opinar e redefinir metas e planos de ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário