Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

II Fórum Global de Sustentabilidade SWU bate recorde de audiência pela internet.

O primeiro dia de palestras do II Fórum Global de Sustentabilidade SWU marcou um recorde: mais de 1,5 milhão de internautas acompanharam os debates deste sábado, transmitido pela SWU TV na página do SWU no Facebook. O evento começou com o cantor canadense Neil Young e terminou com a ganhadora do Nobel da Paz, Rigoberta Menchú.

A segunda parte dos debates aconteceu entre o jornalista Gilberto Dimenstein, o estilista Oskar Metsavaht, a cineasta Laís Bodanzky e a ativista guatemalteca, Rigoberta Menchú.

O primeiro a falar foi o jornalista Gilberto Dimenstein, que relatou suas experiências com a comunidade onde vive, no bairro da Vila Madalena, zona Oeste de São Paulo. Segundo ele, ações modificadoras são “como acupuntura”. “Você vai de agulhinha em agulhinha até fazer uma grande diferença”.

As mudanças realizadas nos arredores da Rua Belmiro Braga, a força-tarefa para reerguer uma escola que seria desativada no bairro e a plataforma de divulgação de ações culturais, educativas e de entretenimento gratuitas (site Catraca Livre) desenvolvidas pelo jornalista serviram de exemplos de que é possível fazer grandes mudanças partindo de idéias simples.

Já o médico e estilista Oskar Metsavaht, criador da marca Osklen, mostrou como é possível trabalhar artigos de alto padrão utilizando recursos da diversidade brasileira e de maneira sustentável. “Um dia uma bolsa fabricada com couro de peixe terá o mesmo valor de mercado que uma Hermés”, projeta.

Laís Bodanzky relatou sua experiência de mais de dez anos levando arte para comunidades afastadas dos grandes centros, onde geralmente não há salas de cinema ou o acesso a elas não é possível para a maioria da população.

Laís admite que deu início ao projeto esperando ajudar a levar conscientização a comunidades carentes mas, com o tempo, percebeu que a visão estava errada. “Foi uma postura arrogante achar no começo que a gente encontraria pessoas desinformadas, mas nos surpreendemos com gente de pouca instrução formal, mas com muito conhecimento e visão crítica”.

Atualmente, por onde vai a gigante tela inflável do projeto Cine Tela Brasil, a ocupação da sala é de, em média, 80%. “A ocupação dos cinemas comerciais é de 30%. É muito bonito ver uma criança que sai de uma seção entrar na fila para ver a próxima. Ela está ali não é só pelo filme, mas por toda aquela aura que envolve a sala escura. É uma experiência sensorial comparável a ver o mar pela primeira vez”, comenta.

O painel terminou com o relato da guatemalteca Rigoberta Menchú, que contou sua história emocionante de uma vida de luta pela não conformação com o que há de errado. De origem indígena, ela teve seu pai e mãe mortos de forma violenta, há cerca de 30 anos, e decidiu lutar contra as causas da opressão a seu povo. “Uma determinação de vida que tenho é de dizer não ao silêncio. O silêncio é uma política global quando se trata de interesses militares, políticos e ideológicos”. Usando de referências maias para explicar sua visão de mundo, Rigoberta comoveu a todos e foi aplaudida de pé no Theatro Municipal de Paulínia.

Após a rodada de debates, foi a vez da avant premiére do documentário “Neil Young Life”, do cineasta Jonathan Demme em homenagem ao cantor, que retornou ao palco para introduzir o vídeo ao público.

Programação do II Fórum Global de Sustentabilidade SWU

Dia 13 / Painel 3: Oportunidades e limites do modelo de desenvolvimento sustentável
- Mudanças climáticas: soluções para um desafio global
- Os novos valores de um mundo em crise
-Tecnologia e inovação na busca por um novo padrão de desenvolvimento

Palestrantes
Marina Silva (ex-ministra do Meio Ambiente)
Mário Mantovani (diretor da SOS Mata Atlântica)
Dra. Vera Camará (psicóloga)
Karla Parra (representante brasileira do Pacto Global da ONU)
Darian Heyman (representante da empresa de certificação de design sustentável Cradle to Cradle) / Jason Salfi (fundador da Comet Skateboards)
Carla Mayumi (pesquisadora)

Dia 13 / Painel 4: Desenvolvendo novas responsabilidades: iniciativas transformadoras
- A importância de ferramentas coletivas em atitudes de paz
- Responsabilidade compartilhada pelo meio ambiente e cidadania
- Internacionalização: até que ponto o meu bem estar impacta a qualidade de vida do outro?

Palestrantes
Daryl Hannah (atriz e ativista ambiental)
Manoel Cunha (presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros)
Virgílio Viana (diretor da Fundação Amazonas Sustentável)
M. K. Asante (escritor e cineasta americano)
The Voice Project (ONG que atua na Africa)
Cristian Del Campo (porta-voz da ONG chilena Um Teto para Meu País)

Dia 14 / Painel 5: Água – Segurança hídrica: conflitos, gestão e compromissos
- Pegada da água como nova ferramenta de gestão de recursos hídricos
- Busca pela sobrevivência: água potável em escassez global
- Guerra fria do século XXI: recursos naturais na mira de conflitos mundiais

Palestrantes
David De Rothschild (ambientalista)
Céline Cousteau (ambientalista e documentarista)
Fabio Feldman (ambientalista)
Jon Rose (fundador da ONG Waves4Water)
Milena Boniolo (Prêmio Jovem Cientista)

Dia 14 / Painel 6: Mobilização em tempos de crise
- A importância da atuação participativa no cenário mundial
- Nova era de negócios: o empreendedorismo mobilizador
- Desenvolver novas estratégias para promover interesses mútuos

Palestrantes
Bob Geldof (músico e idealizador dos concertos humanitários Live Aid e Live
Steve Andrews – SolarAid (ONG britânica)
Julia Craik (criadora do estúdio sustentável de música Premises Studios)
Marcelo Furtado (diretor do Greenpeace Brasil)

Sobre o II Fórum Global de Sustentabilidade SWU
O Fórum Global de Sustentabilidade SWU, que em sua segunda edição conta com o apoio oficial do Pacto Global da ONU, reúne 29 palestrantes nacionais e internacionais em três dias de debates em torno da sustentabilidade. Entre os palestrantes, personalidades como os músicos Neil Young e Bob Geldof, a atriz Daryl Hannah, a Nobel da Paz Rigoberta Menchú e a ex-ministra Marina Silva, entre outros.

O fórum acontece no Theatro Municipal de Paulínia, na mesma área do SWU Music and Arts Festival. O objetivo do encontro é promover o debate e inspirar pessoas para a prática da sustentabilidade por meio do exemplo e da experiência de indivíduos, empresas e organizações que já contribuem para um modo de vida mais sustentável.

São dois painéis de debates por dia. A mediação é feita pelo segundo ano consecutivo pela jornalista e apresentadora Renata Simões. O público poderá participar mandando perguntas por escrito e via redes sociais.

Pacto Global da ONU
Essa é a primeira vez que a organização apóia um evento como o Fórum Global de Sustentabilidade do SWU, que acontece dentro de um festival de música voltado para o público jovem. O Pacto Global é a maior iniciativa mundial de responsabilidade corporativa, com mais de 6 mil empresas participantes em mais de 130 países. O programa foi criado para incentivar e reconhecer as boas práticas empresariais nas áreas de meio ambiente, direitos humanos e combate à corrupção.

Sobre o SWU
O SWU (Starts With You – Começa Com Você) é um movimento que convida a repensar atitudes, trazendo o debate sobre sustentabilidade para a esfera individual de ação – demonstrando como as nossas escolhas diárias podem contribuir para um mundo mais sustentável. Idealizado por Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom, o movimento teve início em junho 2010 com uma plataforma de ações de comunicação e engajamento que teve como seu primeiro grande marco de celebração o SWU Music and Arts Festival.

Informações para a imprensa

SWU Institucional e Movimento SWU de sustentabilidade
MVL Comunicação
E-mail: equipeswu@mvl.com.br
Telefones: 55 11 9548-1724 / 9274-4891 / 9366-3849 / 8225-0111
Website: www.mvl.com.br

SWU Music and Arts Festival
Media Mania Comunicação & Imagem
E-mail geral: mediabox@mediamania.com.br
Telefone: 55 21 2497-1779
Website: www.midiorama.com.br

SWU na internet e nas redes sociais
Website: www.swu.com.br
Twitter: www.twitter.com/swubrasil
Facebook: www.facebook.com/SWUBrasil
Orkut: www.orkut.com.br/Community?cmm=102758132
Flickr: www.flickr.com/photos/swubrasil
Youtube: www.youtube.com/swubrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário