Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Sustentabilidade: Ricoh desenvolve tecnologias para preservação ambiental

A Ricoh, grupo industrial japonês que é representado no Brasil pela Ricoh Brasil, anunciou que vem desenvolvendo práticas sustentáveis para diminuir o impacto ambiental de suas operações. Segundo a empresa, todas as suas divisões - que fabrica e comercializa copiadoras, impressoras e multifuncionais - estão engajadas em desenvolver tecnologias e produtos com foco na valorização do meio ambiente, contemplando assim seu compromisso de sustentabilidade, que atinge quatro diferentes campos: conservação de energia; de recursos e reciclagem; prevenção de poluição e redução do uso do papel.

Uma das novidades anunciadas pela empresa é o fato de estar trabalhando para reduzir embalagens ao longo de todo o processo de entrega, que variam dos fornecedores aos clientes. Assim, a empresa está desenvolvendo recursos e ferramentas originais de recirculação de empacotamento. Outra preocupação é a eliminação de resíduos, no qual vem direcionando grandes esforços, auditorias e pesquisas relacionadas à eliminação de forma apropriada, além de também estar atuando com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 e os custos de transporte. O objetivo é construir uma produção global e sistema eficaz de logística para manter as operações de emissão com baixo custo e pequena produção de CO2.

De acordo com o presidente da Ricoh Brasil, Diego Imperio, são inúmeras as vantagens da preservação ambiental para uma organização e, por esses motivos, a Ricoh faz questão de implementar, a cada ano, novos programas. “A principal vantagem da preservação ambiental é manter, ou até mesmo melhorar, as relações da nossa empresa com a comunidade e com o público em geral. Além disso, essa é uma maneira de demonstrarmos, genuinamente, o comprometimento da companhia com a gestão ambiental. Além de ações internas, estamos também preocupados em oferecer soluções sustentáveis aos nossos clientes e parceiros”, afirma.

Outras importantes ações desenvolvidas pela Ricoh, em prol da sustentabilidade, nos últimos anos, diz respeito ao processo de design de produto, chamado LCA-based Design, utilizado para que os objetivos de redução de impacto ambiental sejam realmente atingidos. A acão também implica na utilização de novos materiais em seus produtos, que efetivamente reduzam os impactos ambientais. Um exemplo é a utilização do plástico à base de plantas no processo de fabricação de impressoras multifuncionais (materiais provenientes da fermentação do amido de fontes vegetais como milho, cana-de-açúcar e batata).

A Ricoh informou ainda que também já atende aos requerimentos Blue Angel (uma das primeiras certificações ambientais do mundo),seguindo os padrões de emissão de ozônio, poeira e componentes orgânicos voláteis, além de integrar algumas das principais listas e pesquisas mundiais que apontam as companhias mais sustentáveis do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário