Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 8 de novembro de 2011

CicloFaixa permanente é inaugurada em SP

A primeira CicloFaixa permanente da cidade de São Paulo foi inaugurada no último sábado (5). A faixa que dá exclusividade aos ciclistas percorre 3,3 quilômetros no bairro de Moema, na Zona Sul da cidade.


  

 
  Já na estreia, a CicloFaixa teve problemas. Imagem: Eu vou de bike

Ao contrário da CicloFaixa de lazer, que funciona somente aos domingos e feriados, a nova estrutura está disponível para o uso de bicicletas todos os dias da semana. Além disso, ela interliga áreas que já foram sinalizadas anteriormente como Ciclorrotas, que demarcam caminhos alternativos para que os ciclistas que pedalam pela região possam fugir do trânsito das grandes avenidas.
O percurso de pouco mais de três quilômetros tem a marcação no chão, no canto esquerdo das ruas. Porém, não existe separação física entre a área destinada aos ciclistas e as faixas dos carros. Assim, o bom procedimento da iniciativa dependerá exclusivamente do respeito dos motoristas e da fiscalização feita pelos órgãos de trânsito.
Já na estreia, a CicloFaixa teve problemas. A sinalização confusa fez com que ocorressem acidentes, como o de um motoboy que bateu na porta de um carro que estava estacionado na área de zona azul, que por causa da ciclofaixa foi deslocada para a direita. Os ciclistas também estão preocupados com a possibilidade de que o estacionamento na lateral da pista de bikes possa dificultar a visão de pedestres, motoristas e até mesmo dos ciclistas nas entradas e saídas de condomínios, comércios e ruas. Deixando todos mais vulneráveis a acidentes.
Outro acontecimento marcante na estreia da CicloFaxia foi a reivindicação de comerciantes, conforme registrado pelo jornal Folha de S. Paulo. A lojista Carol Maluf, estacionou o carro em cima da faixa de ciclismo como forma de protesto, alegando que a nova estrutura irá prejudicar os negócios na região. A polícia teve que intervir para que ela retirasse o carro do local.
Os ciclistas que trafegam diariamente pela região aprovaram a ideia e garantem que isso irá facilitar o transporte sobre duas rodas e torná-lo mais seguro.
Por estar em fase de testes, a Companhia de Engenharia de Trânsito informou que os motoristas não serão multados pelas infrações cometidas na nova faixa durante os próximos quinze dias. 
Com informações da Folha de S. Paulo e do site Eu vou de bike.

Nenhum comentário:

Postar um comentário