Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mercedes-Benz apresenta na FIMAI 2011 soluções ambientais com viabilidade imediata

A Mercedes-Benz do Brasil mantém, há tempos, ampla sinergia entre o processo produtivo de seus veículos e a interação harmoniosa com o Meio Ambiente.

Como maior fabricante de caminhões e ônibus do mercado latino-americano, a Companhia atua de maneira incessante no desenvolvimento de avançadas tecnologias que possam garantir uma mobilidade mais eficiente e, ao mesmo tempo, diminuir impactos ambientais.

As mais recentes ações da Mercedes-Benz neste campo estarão expostas na FIMAI 2011 – Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, promovida entre os dias 8 e 10 de novembro, no Expo Center Norte, na capital paulista.

Com olhar atento sobre as demandas ambientais, a Empresa antecipa o futuro e apresenta um pacote de soluções totalmente viáveis para implantação imediata. Entre as principais novidades estão as tecnologias BlueTec 5 e BlueEFFICIENCY, que equipam os veículos da marca, e os avançados testes em campo com combustíveis alternativos, como o diesel de cana.

Opções eficientes e sustentáveis

Em seu estande no evento, a Mercedes-Benz demonstra a exclusiva tecnologia BlueTec 5, presente nos motores que equipam a linha 2012 de veículos comerciais da marca. O novo atributo atende à próxima fase da lei ambiental brasileira, o PROCONVE P-7 (equivalente à norma europeia Euro 5) que exige a diminuição de 80% nas emissões de material particulado e de 60% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio (NOx), em relação ao padrão atual.

O conceito BlueTec 5 permite redução comprovada dos níveis de emissão de poluentes. Essa tecnologia inclui a adição do ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo) no escapamento do veículo para o processo de pós-tratamento dos gases por redução catalítica seletiva.

Os benefícios também estão presentes na forma de redução dos custos operacionais dos clientes. Os caminhões e ônibus equipados com o sistema BlueTec 5 garantem considerável economia no consumo de combustível e requerem manutenção em intervalos maiores de tempo.

O avanço tecnológico e o pioneirismo da Mercedes-Benz também estão presentes nos diversos testes com combustíveis alternativos. Além do uso do biodiesel, a Companhia prossegue com os testes em campo com o diesel extraído da cana-de-açúcar. Após experiências bem-sucedidas realizadas em parceria com a Amyris e a Petrobras na frota paulistana de transporte coletivo, a pesquisa pioneira está sendo aplicada no Rio de Janeiro, com 30 ônibus abastecidos com uma mistura de 30% de diesel de cana e 70% de diesel fóssil S-50 (proporção 50 ppm - partes por milhão de enxofre).

Já em seus automóveis de passeio (os modelos das Classes C, SLK, E, CL e S) e também nos modelos de furgão e van Sprinter, a Mercedes-Benz inseriu os motores CGI (Charged Gasoline Injection), com injeção direta de gasolina baseada no conceito BlueEFFICIENCY, tecnologia que alia excelente desempenho a significativas vantagens para o meio ambiente.

O sistema também está presente no modelo S 400 Hybrid, o primeiro veículo híbrido vendido no mercado brasileiro, lançado pela marca em 2009. O motor V6 a gasolina e o motor elétrico compacto tornam este sedã de luxo o mais econômico do mundo com motor de ciclo Otto. Além disso, este é o primeiro híbrido equipado com uma bateria de íon-lítio, especialmente eficiente e desenvolvida para uso automotivo.

Programação especial para os visitantes FIMAI

Este ano, a participação da Mercedes-Benz na feira contará com mais um atrativo. Trata-se de uma série de palestras realizadas no estande da marca (confira programação abaixo).

Entre os principais tópicos a serem abordados está o detalhamento sobre a Gestão Ambiental da Empresa, uma iniciativa alinhada às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que visa a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Além disso, os colaboradores da Mercedes-Benz formam um time de profissionais plenamente consciente de sua responsabilidade ambiental. A filosofia da Companhia nesse sentido engloba as áreas produtivas e administrativas com práticas de sustentabilidade. Entre os destaques estão o ‘Projeto Produção Mais Limpa’ e as campanhas fixas com conduta diária em prol da preservação do meio ambiente.

Ao longo de sua trajetória, a Empresa também promove um conjunto de atividades direcionadas à comunidade visando despertar e ampliar a consciência em relação à necessidade de preservar a natureza.

Serviço

Mercedes-Benz na FIMAI 2011 
Local: Expo Center Norte - Pavilhão Azul 
(Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo – SP) 
Dias 8, 9 e 10 de novembro de 2011, das 14 às 21 horas.


Programação de palestras
(retirar senha para participação, no estande da marca, com 20 minutos de antecedência)
8 de novembro

16h - Gerenciamento de resíduos sólidos 
17h - Biodiversidade 
18h - Tratativa ambiental com concessionários 
19h - Sustentabilidade

9 de novembro

16h - Cera a base d’água – benefícios da utilização 
17h - Ecoeficiência 
18h - Sustentabilidade 
19h - Sustentabilidade

10 de novembro

16h - Programa para uso racional de água 
17h - Programa de eficiente consumo de energia elétrica 
18h - Gerenciamento de resíduos sólidos 
19h - Biodiversidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário