Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

SENALIMP 2011 DEBATERÁ A LOGÍSTICA REVERSA

Promovido pela ABLP em parceria com a URBAM, evento acontece de 14 a 16 de setembro


A logística reversa é o processo de retorno dos produtos para serem reutilizados, reciclados ou desmobilizados de modo ecologicamente correto. Um dos pilares da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei 12.305, será abordada no Senalimp 2011 (Seminário Nacional de Limpeza Pública), evento promovido pela  ABLP (Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública), que este ano terá a parceria da URBAM (Urbanizadora Municipal da Cidade de São José dos Campos), nesse município paulista do Vale do Paraíba, de 14 a 16 de setembro.

De acordo com Ricardo Barros, diretor da Ambiensys,  empresa brasileira especializada na criação e implantação de soluções ambientais e que participará do Senalimp, com a palestra sobre Logística Reversa,  os setores automotivo, de bebidas e de gás fazem um excelente trabalho no caminho inverso com suas embalagens. “A indústria automotiva recupera os racks em que chegam algumas autopeças. A de bebidas faz com que seus consumidores finais devolvam suas embalagens (garrafas) ao ponto de compra, que, por sua vez, devolve ao produtor, que higieniza essas embalagens para serem reutilizadas”.

Dentre os países que apresentam excelentes índices de desempenho em logística reversa encontram-se Alemanha, Japão e Finlândia,  com destaque no retorno dos eletrônicos.Essas nações atingiram tal nível  graças à conscientização da população, facilitada pelo alto índice educacional. “Sem a colaboração dos consumidores, a logística reversa da maioria dos produtos não é possível. Não só no momento de escolha do produto a ser consumido (preferindo os que podem retornar à cadeia produtiva), mas também na hora de descartar seu lixo (separando corretamente os recicláveis). Por isso, os programas de conscientização da sociedade são um dos fatores mais importantes”, afirma Barros.

A participação do Estado é fundamental para estimular a logística reversa. Os governos municipais, estadual e federais são responsáveis  pela criação de programas de educação ambiental, de legislação específica para reger os critérios e pelacriação de alternativas concretas e eficazes de fiscalização. Além disso, devem dar apoio às empresas privadas que realizam as coletas, o transporte reverso e o processamento dos materiais.

O Brasil possui o melhor desempenho do mundo na logística reversa das latas de alumínio.  Em 2009, 98,2% das latas vendidas foram reutilizados. “O destaque para a reciclagem das latas de alumínio e cada vez mais das garrafas PET no Brasil baseia-se na fonte de renda familiar de uma população carente”, aponta o diretor da Ambiensys.

No Senalimp 2011, esses e outros tópicos sobre logística reversa, como os Grupos Técnicos de Trabalho (GTT) do Ministério do Meio Ambiente, serão debatidos pela Ambiensys.

Agenda 
Senalimp 2011 
Datas: 14 a 16 de setembro
Horário: 1º e 2º dias das 8h às 17h; 3º dia visita técnica das 8h às 13h 
Local: Parque Tecnológico – São José dos Campos
Endereço:  Rodovia Presidente Dutra Km 137,8  
Pré-inscrição gratuita: www.ablp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário