Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Nanofios de bacteria conduzem energia

Pesquisadores anunciam que fios produzidos por uma bactéria têm grande capacidade de conduzir energia.

A descoberta tem potencial para revolucionar a fabricação de uma série de dispositivos eletrônicos. Descrição: http://ads.abril.com.br/RealMedia/ads/adstream_lx.ads/infoexame/plantao/925704787/Bottom/AbrilDefault/default/empty.gif/765649477445317669785141424f7035Na natureza, os chamados nanofios, feitos de proteínas e com espessura microscópica, são fabricados pela Geobacter sulfurreducens para transferir elétrons a óxidos de ferro no solo.

Já em laboratório, os pesquisadores da Universidade de Massachusetts Amherst, nos EUA, notaram que essas redes de filamentos poderiam mover cargas de forma tão eficiente quanto estruturas sintéticas metálicas. Na verdade, quando colocadas em um filme, elas dão ao material uma condutividade comparável àquela achada em polímeros comumente usados na indústria de eletrônicos.

Esta é a primeira vez que condução de cargas de forma similar ao metal é vista em filamentos de proteínas fabricados por bactéria. A descoberta tem potencial para revolucionar a nanotecnologia, os biosensores e eletrônicos.

A pesquisa, liderada pelo Dr. Derek Lovley, foi publicada na Nature Nanotechnology.


Nenhum comentário:

Postar um comentário