O Fórum de Acompanhamento Social da Região da Área de Influência da Usina Hidrelétrica Belo Monte, coordenado pela Norte Energia S.A., foi instalado na última quinta-feira (14/07), no Centro Social Norte Energia, em Altamira. A solenidade contou com a presença do diretor Socioambiental da Norte Energia, Antonio Coimbra, e dos prefeitos de Altamira, Odileida Maria de Sousa Sampaio, e de Anapu, Francisco de Assis dos Santos. A criação do Fórum permitirá maior interatividade da comunidade com o projeto Belo Monte.
O diretor Antonio Coimbra lembrou que a realização do fórum de discussões é uma das condicionantes do licenciamento previsto tanto no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) quanto no Plano Básico Ambiental (PBA). Para o diretor, a troca de informações com a comunidade representa mais uma prova do compromisso da Norte Energia com a sociedade. “O fórum dará transparência ao projeto Belo Monte, visto que a sociedade terá conhecimento de todas as suas etapas”, disse Coimbra.
O prefeito de Anapu, Francisco de Assis dos Santos, conhecido como Prefeito Chiquinho, lamentou a falta de comunicação com a população. Segundo ele, obras importantes estão sendo executadas sem que a comunidade tenha informação sobre elas. “A criação do fórum é de fundamental importância para que a Norte Energia mostre que está fazendo um trabalho sério, e que a população poderá acompanhá-lo", afirmou o prefeito.
O Fórum de Acompanhamento Social, coordenado pela Norte Energia, funcionará como um colegiado composto por representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama),e de instituições de ensino e pesquisa e prefeituras locais. Esse colegiado terá uma secretaria-executiva que ficará responsável pela organização e distribuição das informações, elaboração de pautas, planejamento de reuniões e sistematização de documentos. Além de informar a comunidade sobre a Usina Hidrelétrica Belo Monte e seus impactos, o Fórum funcionará como um disseminador de informação da atuação dos empreendedores.
Na reunião, foram definidos os objetivos, a origem e a proposta para constituição do Fórum de Acompanhamento Social. Também foram apresentados detalhes técnicos da UHE Belo Monte e dos programas ambientais envolvidos na obra. Entre esses programas, foi detalhado o projeto de construção da Base de Resgate da Fauna e Flora da região, rica em animais como onças, macacos e peixes ornamentais e espécies raras de plantas. O Fórum terá regularmente reuniões trimestrais e poderá se reunir fora desse calendário sempre que algum de seus membros o solicitar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário