Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 19 de julho de 2011

Estudo da ANA atualiza situação da água no Brasil

Levantamento avalia condições de quantidade, qualidade e gestão do recurso por regiões hidrográficas

A partir desta terça-feira (19/07), o Brasil saberá qual é a situação mais atualizada da água no país. Isso porque será lançado pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2011 vejas em: conjuntura.ana.gov.br/conjuntura

Com dados consolidados até dezembro de 2010, o estudo da ANA, que atende a uma demanda do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, é uma ferramenta de acompanhamento sistemático e anual da condição da água e de sua gestão em escala nacional, por regiões hidrográficas, em temas fundamentais para o setor, como volume de chuvas, ocorrência de secas e cheias e usos múltiplos da água.

O trabalho registra melhorias na qualidade da água na última década em algumas bacias brasileiras, que receberam investimentos em tratamento de esgotos. Além disso, o estudo mostra que, em 2010, 19% dos municípios brasileiros decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública devido à ocorrência de cheias ou problemas de estiagem ou seca, sendo que o número geral desses registros caiu de 1.967, em 2009, para 1.184 no ano passado.

O Informe 2011 contém uma análise considerando de forma integrada os aspectos de quantidade (relação entre demanda e oferta) e qualidade da água nas bacias brasileiras. Os resultados da avaliação apontam para um conjunto de bacias críticas, onde há maior potencial para ocorrência de conflitos pelo uso da água, que deverão merecer atenção crescente por parte dos gestores de recursos hídricos.

Para a elaboração relatório, a ANA contou com a parceria da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (SRHU/MMA), Departamento Nacional de Obras contras as Secas (DNOCS), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e de todos os órgãos gestores estaduais de recursos hídricos e meio ambiente.

A primeira edição do Relatório de Conjuntura foi lançada em 2009, em reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). No ano seguinte, o trabalho serviu de base para a 1ª atualização do Plano Nacional de Recursos Hídricos. Entre 2010 e 2012, estão previstos informes anuais que atualizam os dados do estudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário