Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 19 de julho de 2011

COMITÊ DE SOJA REALIZA FÓRUM QUE VISA EXPANDIR A PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO GRÃO NO BRASIL

Comitê realizará 2º. Fórum Nacional de Produtividade, onde serão apresentados os caminhos para elevar a produtividade da soja de forma sustentável, no dia 3 de agosto, em Brasília. Após o Fórum, premiação reconhecerá os melhores resultados do 2º Desafio Nacional de Máxima Produtividade.

Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), entidade que desenvolve estratégias para mobilizar os agentes da cadeia produtiva da soja e incrementar a produtividade com sustentabilidade econômica, social e ambiental da cultura da soja no Brasil, realizará a premiação dos cinco produtores vencedores da 2ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade Safra 2010/2011. O evento acontecerá no próximo dia 3 de agosto, na sede da EMBRAPA, em Brasília.

Antes da premiação, durante o dia, os participantes também poderão acompanhar o 2° Fórum Nacional de Produtividade, que discutirá temas técnicos pertinentes à produtividade e sustentabilidade da cultura da soja, como também os estudos dos melhores resultados do desafio. O fórum contará com membros do CESB, pesquisadores da EMBRAPA, técnicos do MAPA, professores de universidades e representantes de diversas fundações brasileiras de pesquisa.

Iniciativa pioneira do CESB, o Desafio tem como objetivo estimular os produtores e técnicos recomendantes de todo o país a desafiar seus conhecimentos e criatividade para aumentar a produtividade da soja de forma sustentável. Já o Fórum tem como meta discutir e disseminar as melhores práticas de produtividade de soja descobertas pelas equipes ao longo do Desafio.

“Os maiores pesquisadores são os próprios produtores,” disse Orlando Carlos Martins, presidente do CESB. “Um dos nossos objetivos é estimular, por meio da criação de estratégias sustentáveis, o aumento da produção média dos atuais 3.104 Kg/ha para no mínimo 4.000Kg nos Cerrados até 2015 e na região Sul até 2020.

A iniciativa estimula os produtores a usar a área destinada ao Desafio como um grande laboratório de pesquisa, onde as tecnologias viáveis economicamente serão transferidas para área de lavoura comercial.

Ao todo, mais de 1.100 produtores de 13 estados se inscreveram no Desafio, onde, na média, os 20 melhores resultados incrementaram sua produtividade em 75% em relação à média do Brasil na safra 2010/2011. Esses resultados superaram bastante as expectativas dos organizadores do evento.

Os cinco agricultores e seus consultores técnicos vencedores do 2º Desafio Nacional de Máxima Produtividade safra 2010/2011 serão anunciados em uma sessão solene, durante um jantar, no mesmo dia do Fórum. O prêmio será uma viagem técnica aos principais centros de tecnologia e produção de soja dos Estados Unidos.

Na ocasião, o CESB lançará também o 3º Desafio Máxima Produtividade - safras de 2011/2012. “A meta do CESB para próxima edição do Desafio é de alcançar 2.000 participantes,” completou Martins. As regras do Desafio podem ser encontradas em: www.desafiosoja.com.br ou no www.cesbrasil.org.br à partir de setembro de 2011 .


Serviço:
2º Fórum Nacional de Produtividade da Soja
Data: 3 de agosto
Horário: das 8h30 às 17h30
Local: Embrapa
Endereço: Parque Estação Biológica • Pq EB s/nºl  - Brasília • DF



Nenhum comentário:

Postar um comentário