mostra 100 casos de destaque mundial em Economia Verde e será entregue para o prefeito e o governador do Rio de Janeiro dentre outras autoridades.
As 100 iniciativas mundiais mais importantes em economia verde foram identificadas pelo EUBRA - Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável e estarão no Bright Green Book o “Livro Verde do Século 21”, que será apresentado durante o Rio Global Green Business, evento que se realiza de 1 a 3 de junho, nas dependências da Firjan – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. Esse trabalho foi realizado em parceria com a Agência Brasileira de Investimentos Climáticos, ONU-Habitat, Prefeitura do Rio de Janeiro e Ministério das Relações Exteriores, além do apoio do Banco do Nordeste.
A cerimônia de lançamento está marcada para o próximo dia 3 de junho, às 9h, no Auditório 1 (2° andar) e contará com a presença do representante da ONU/Brasil, Jorge Chediek e da ONU/Habitat, Alan Griumard; no Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante; o Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o diretor geral do Ministério de Meio Ambiente Italiano, Corrado Clini; Governador do Amapá, Camilo Capiberibe; Governador de Pernambuco, Eduardo Campos; além dos executivos de diversas empresas como a Cisco, Brasil Invest, Siemens, GE, MPX, GDF Suez, ENEL Green Power, Bloomberg, BNF, entre outros.
“A energia exercerá papel fundamental, uma vez que é pré-condição para o crescimento econômico e para o desenvolvimento”, diz Robson Oliveira, presidente do EUBRA, lembrando que a seleção dos casos para o Bright Green Book foi feita por pesquisadores do EUBRA e da Onu-Habitat, levando em consideração a importância do avanço tecnológico e seus impactos na preservação do meio ambiente. Foram examinados cerca de 350 casos em diversos países, inclusive o Brasil, onde o uso de tecnologia limpa está dinamizando os setores de finanças, planejamento urbano e desenvolvimento local.
“A Economia Verde movimenta, hoje, bilhões de dólares mundialmente, com expectativas de atingir 1 trilhão de dólares anuais a partir de 2014, mudando totalmente o panorama econômico vigente, com a inclusão de países como a China, Coréia e África do Sul. A participação da China vem se consolidando como o maior mercado mundial de aquecimento solar térmico e de energia eólica, onde a tecnologia solar já representa 10% de toda energia utilizada, gerando 600 mil empregos”, destaca Oliveira, lembrando que há uma corrida em busca de alternativas para atrelar o desenvolvimento a uma economia dinâmica e distribuída.
Durante a cerimônia de apresentação, será entregue uma edição especial do Bright Green Book para os representantes dos casos indicados. E, a partir dessa data, o livro ficará disponível no site www.brightgreencities.com e em outros sites parceiros para consulta ou download gratuito.
Alguns casos de destaque já indicados para o Bright Green Book www.brightgreencities.com
Muito legal!
ResponderExcluir