Será instalado nesta sexta-feira (3), às 10h, no município de Altamira, região oeste do Pará, o Comitê do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Xingu, formado por representantes dos governos federal e estadual, prefeitos dos municípios do entorno da Hidrelétrica de Belo Monte e mais 15 representantes de empresários, sindicatos rurais, pescadores, populações indígenas e de outros segmentos sociais.
O secretário Extraordinário para Assuntos de Energia do Pará, Nicias Ribeiro, já está em Altamira. Ele, que integra a coordenação geral do comitê, informou que durante todo o dia os integrantes discutirão o regimento interno e a metodologia de trabalho que norteará as ações do comitê.
O evento, que acontecerá no Centro de Convenções de Altamira, contará com as presenças dos prefeitos de Vitória do Xingu, Pacajá, Anapu, Senador José Porfírio, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Altamira, Placas e Porto de Moz – municípios que estão na área de abrangência da usina.
O comitê é responsável em cuidar das mitigações dos impactos econômicos e sociais que serão gerados pela obra de Belo Monte. Esse comitê vai absorver toda a demanda, evitando o aparecimento de graves problemas que são históricos, como a questão fundiária”, explicou Nicias Ribeiro, ressaltando que as ações do comitê serão em terras pertencentes à União. “Este é o momento para dar uma solução definitiva a um problema que existe há mais de 40 anos”, concluiu.
Representando o governo federal participarão Johaness Eck e Paulo Maurício Teixeira da Costa, da Casa Civil da Presidência da República, e Paulo Guilherme Cabra, do Ministério do Meio Ambiente.
Janise Abud - Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário