Setor vai comercializar alimentos produzidos pela agricultura familiar |
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) vai colaborar com o Plano de Superação da Extrema Pobreza do Governo Federal. Sussumu Honda, presidente da entidade, assinou nesta quarta-feira, 2/6, um acordo de cooperação técnica entre a Associação e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), no Palácio do Planalto, em Brasília.
O acordo prevê a participação do setor supermercadista na aquisição e na comercialização de alimentos produzidos pela agricultura familiar e por povos e comunidades tradicionais, na capacitação de mão de obra e na criação de oportunidades de inserção desses profissionais no setor do varejo.
O Plano Brasil sem Miséria, que agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva, é uma das metas do governo para retirar 16,2 milhões de brasileiros da situação de extrema pobreza. “O Brasil provou ao mundo que a melhor forma de crescer é melhorando a distribuição de renda. O Plano nasce com essa filosofia, para melhorar, ampliar e integrar programas sociais de combate à pobreza e articular ações do governo federal com estados e municípios”, afirmou a presidenta Dilma Roussef.
Único empresário convidado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para discursar na cerimônia, o presidente da Abras, Sussumu Honda, ressaltou a importância do Plano e a vontade do setor em apoiá-lo, como já faz em importantes ações desenvolvidas com diferentes ministérios e órgãos públicos. “Agradeço à ministra Tereza Campello e à presidenta Dilma Rousseff a oportunidade que estão dando ao nosso setor nesse momento. Vamos participar de um dos programas mais importantes e mais justos deste país. É uma oportunidade ímpar de integrar ainda mais milhões de consumidores, com as ações estratégicas coordenadas por este governo.”
Em relação à contratação de mão de obra de pessoas que vivem em situação de pobreza extrema, uma das metas do Plano, Sussumu disse que as dificuldades de encontrar profissionais qualificados também estão presentes no setor supermercadista. “É um grande desafio deste programa apoiar a capacitação e oportunizar a inserção destas pessoas nos postos de trabalho de nossas redes varejistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário