Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Mostra Clara Pandolfo de Ciência e Cultura é lançada na Uepa

Para difundir e popularizar a ciência e a tecnologia no Estado foi lançada na noite desta sexta-feira (27), no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), o Campus IV da Universidade do Estado do Pará (Uepa), a "Mostra Clara Pandolfo de Ciência e Cultura", promovida pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sedect), em parceria com diversos órgãos do Governo do Estado.

A Mostra é uma das programações que fazem parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo lançamento, no Pará, também foi nesta sexta. A programação da Mostra reúne exposições, palestras, oficinas, entre outras atividades, voltada para alunos do Ensino Médio e Fundamental, em Belém e em outros municípios do Estado. A proposta é tornar o conhecimento científico mais próximo dos estudantes.

A primeira ação da Mostra está marcada para a próxima sexta-feira (3), em Marituba. Também no mês de junho, os municípios de Salvaterra e Santa Bárbara fazem parte do roteiro organizado pela Sedect. No mês de agosto é a vez de Castanhal receber as ações científicas e tecnológicas.

“O desfio da ciência e da tecnologia passa pela compreensão que a sociedade tenha da sua importância. Se a sociedade não compreender que o investimento em conhecimento é condição necessária para o desenvolvimento dela mesma e para a solução de seus problemas, vamos andar para trás, porque o mundo caminha a partir da aplicação do conhecimento. Daí o porquê as mostras, as semanas, as excursões e as atividades são importantes. Nós estamos apenas no início de um trabalho que prevê muitas iniciativas daqui para frente, envolvendo a sociedade e sensibilizando-a”, explicou o secretário de Ciência e Tecnologia, Alex Fiúza de Melo.

A anfitriã do lançamento, a reitora da Uepa, Marília Brasil Xavier, deu as boas vindas aos participantes e representantes de instituições ligadas à Mostra. Ela falou sobre a importância de levar conhecimento, ciência e tecnologia a todos os cantos do Estado. “É fundamental para que possamos ter justiça social e desenvolvimento humano”, classificou. “Para que o povo possa ter desenvolvimento é preciso que nos produzamos conhecimento e ciência para transformar a vida das pessoas. Isso não acontece se os jovens e as crianças não aplicarem o conceito de ciência e tecnologia em seu dia-a-dia”, completou.

Marília também falou sobre a homenagem à cientista paraense, Clara Pandolfo. “Não posso deixar de, como mulher, fazer referência de orgulho feminino à Clara Pandolfo, uma mulher inovadora e empreendedora para o seu tempo. É um grande exemplo, principalmente para nós, pesquisadoras, que acreditamos que a educação dos jovens pode mudar a realidade”.

Homenagem – A Mostra de Ciência e Cultura, em sua terceira edição, presta homenagens a cientista paraense Clara Pandolfo. Formada em Química, em 1930, pela então Escola Superior de Química do Pará, Clara se destacou pela atuação precursora no projeto de ‘Florestas de Rendimento’, hoje conhecido como manejo florestal.

No lançamento da Mostra, a vida e a obra da cientista foram apresentadas por seu filho, Sérgio Pandolfo. Ele agradeceu a escolha da pesquisadora para emprestar o nome à Mostra. “É um prazer vir falar sobre essa pessoa, mesmo ela não estando em nossa presença física. Agradeço em meu nome e de toda família a escolha para designar a Mostra”, afirmou Sérgio.

Clara morreu com 2009, com 97 anos. Em sua atuação profissional trabalhou no Laboratório de Biologia da Fundação Santa Casa de Misericórdia e, entre outras premiações, recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Grão Pará, a maior honraria do Estado. A cientista também assinou diversas publicações, entre elas, ‘A AMAZÔNIA. Seu grande potencial de recursos naturais e oportunidades de industrialização’, trabalho classificado em primeiro lugar no Concurso “Paulo Maranhão”, promovido pelo então jornal Folha do Norte.

Semana - A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecerá em todo o Brasil entre os dias 17 e 23 de outubro, sob o tema "Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco". Já a Feira Estadual de Ciência e Tecnologia está programada para o período de 19 a 21 de outubro, na Estação das Docas. 


Apresentações musicais do Duo Camerata da Uepa, e de teatro e dança, com alunos da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (Etdufpa) e da Escola de Música da UFPA (Emufpa) encerram o lançamento da Mostra Clara Pandolfo.

Ascom - Uepa


Nenhum comentário:

Postar um comentário