Todos os setores da economia estão preocupados com os desafios da sustentabilidade ambiental e social. Em alguns destes setores, esta questão já se faz presente de maneira evidente, assim como ocorre na construção civil, indústria química, petroquímica, alimentícia, farmacêutica, cosméticos, metal-mecânica, eletro-eletrônico, papel e celulose, entre outros. Até mesmo no setor financeiro, já é possível notar ações de grandes bancos voltados a esta questão", afirma Amato.
Diante do cenário atual, o professor Amato defende que o tema sustentabilidade no setor industrial necessita de um maior aprofundamento conceitual e, ao mesmo tempo, de um conjunto de ferramentas de análise, elaboração e gestão de sistemas para a produção sustentável. “Em muitos casos, as empresas também têm que desenvolver internamente estas capacidades, pois faltam profissionais com este tipo de conhecimento no País. Identificando esta fragilidade no mercado e suprir esta necessidade, a Fundação Vanzolini criou o Curso de Capacitação em Sustentabilidade na Cadeia Produtiva“, confirma Amato.
Para o profissional que está em busca de qualificação para atuar ou que já tenha adquirido funções em projetos de sustentabilidade na cadeia produtiva, o mercado oferece amplas oportunidades. “De uma maneira geral, todo e qualquer setor da indústria já está demandando e deverá demandar ainda mais profissionais com uma formação em gestão de sistemas sustentáveis", destaca.
A metodologia do Curso de Capacitação em Sustentabilidade na Cadeia Produtiva oferece módulos e disciplinas que conciliam sólida fundamentação conceitual e científica com a contribuição de professores da USP especializados em várias áreas da gestão socioambiental e de profissionais com grande experiência em projetos de sustentabilidade. “As aulas vão oferecer conceitos e ferramentas para a implantação e gestão de projetos e programas de sustentabilidade socioambiental nas empresas, sob uma perspectiva sistêmica e interdisciplinar”, conclui Amato.
O programa do curso irá abordar: o enfoque sistêmico aplicado a projetos de sustentabilidade; dimensões dos sistemas de produção sustentável (Triple Bottom Line); estratégia e sustentabilidade; planejamento e gestão ambiental; produção mais limpa (P+L) ; análise do ciclo de vida do produto; redes de relacionamentos para sustentabilidade; gestão da cadeia de suprimentos; responsabilidade social e corporativa; aspectos do Direito Ambiental e projeto e desenvolvimento de produtos sustentáveis.
As inscrições seguem até o dia 25/05/2011, através do site www.vanzolini.org.br. O curso será aplicado na Unidade Paulista da Fundação Vanzolini. Para grupos de profissionais, é possível desenvolver as aulas no formato “in company”, com programação específica para empresas de origens nacional e internacional. Mais informações, pelos telefones 0800 770 06 08 (Estado de São Paulo); (11) 3145-3717 (demais regiões) ou no email: cursos@vanzolini.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário