A sustentabilidade é fator essencial para o desenvolvimento das empresas de todos os setores. No Brasil essa condição é tão evidente, que a bolsa de valores nacional criou um índice específico para promover as empresas que investem ações sustentáveis. O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) foi criado em 2005 com o intuito de promover e incentivar as empresas a se desenvolverem de maneira sustentável. O sistema, gerido pela Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), escolhe cuidadosamente as empresas que participam do índice, de acordo com suas ações feitas na área da sustentabilidade, atingindo os três pontos de desenvolvimento: social, ambiental e econômico.
O fato de a instituição financeira avaliar as empresas anualmente, através de um questionário que conclui qual delas mais atuou na área e obteve melhores resultados, faz com que as ações não sejam pontuais. As companhias que deixam de exercer ou fazer planos de desenvolvimento que estejam de acordo com os três requisitos analisados são retiradas da lista.
Ter uma empresa classificada no ISE pode trazer muitos benefícios aos acionistas e consequentemente às empresas que têm perspectivas maiores de lucro. Segundo a Bovespa, “as aplicações, denominadas ‘investimentos socialmente responsáveis’, consideram que empresas sustentáveis geram valor para o acionista no longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais”. Esses fatores servem de incentivo e segurança aos acionistas, colocando essas empresas em situação vantajosa entre as demais.
Conforme informações da International Finance Corporation, as empresas que fizeram parte do índice nos últimos anos relataram melhoras em suas próprias práticas sustentáveis, maior competitividade de mercado, melhor reputação e ainda a satisfação em ter uma instituição responsável. O ISE tem fator fundamental para que isso se torne realidade, tanto que 64% das empresas que fizeram parte do grupo caracterizaram o índice como o item mais importante para o desenvolvimento das práticas sustentáveis.
O ISE reúne empresas dos mais diversos ramos, entre elas: Bradesco, Gerdau, Braskem, Embraer, Natura, Sabesp, Eletropaulo, entre outras companhias que se tornaram referências nacionais em sustentabilidade.
Confira o ranking de capital das empresas que fazem parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial em março de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário