Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Carro que dispensa motorista é apresentado pela Google no TED 2011

O motorista do automóvel desenvolvido pela Google é realmente exemplar. Ele não ingere bebidas alcoólicas, não dorme, não se distrai e muito menos fala ao telefone enquanto dirige. Sua imprudência é zero. Quem seria este motorista incrível? Simples, o protótipo da Google não tem motorista, no lugar dele um sistema de câmeras e sensores comandam a condução.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) 1,2 milhão de pessoas são vítimas fatais da imprudência no trânsito. Com o objetivo de reduzir esse número, a Google começou, em outubro de 2010, a desenhar o que seria um carro independente do motorista.

No dia 7 de março a empresa iniciou a demonstração do seu veículo, exatamente durante a conferência do TED 2011. O protótipo, que de acordo com a empresa já faz o trajeto de São Francisco a Los Angeles (Estados Unidos) sem qualquer problema, é guiado por um sistema de câmeras e sensores de radar para auxiliá-lo na movimentação, além de sensores de laser que apontam quando há um obstáculo ou outros carros próximos do automóvel.

Há também outras vantagens em um carro sem motorista. O passageiro, que antes se estressava com o trânsito caótico de muitas cidades, pode usar o tempo de viagem agora para relaxar, ler jornais ou livros, ou até ouvir músicas mais despreocupado.

Outro benefício do carro é que ele mesmo reduz ou aumenta a velocidade ao aproximar-se de um objeto, melhorando o uso do combustível e emitindo menos CO2 na atmosfera. Com isso, os donos destes veículos possivelmente gastarão menos combustível.

O teste
O teste do carro da Google foi realizado em um estacionamento fechado e com um computador de bordo. Auxiliado pelas câmeras e demais equipamentos, o automóvel fez o percurso programado sem impedimentos.

Em alta velocidade e dirigindo sozinho, o protótipo recebeu como passageiro apenas um motorista que ficou no banco da frente caso existisse algum imprevisto.

Segundo o engenheiro que lidera o projeto, Sebastian Thrun, quando estiver sendo comercializado, o veículo receberá as orientações de um GPS para fazer qualquer caminho desejado.

Outras inovações
Atualmente existem carros que já facilitam a vida dos motoristas, como aqueles que estacionam o automóvel para os condutores. Mas existem outras iniciativas de carros que dispensam o trabalho humano.

A Audi, empresa automobilística alemã, possui um carro autônomo que não necessita de um condutor. O TTS Pikes Peak, nome do protótipo da empresa, chegou a completar 20 quilômetros em uma montanha do Colorado em 27 minutos, sendo que os veículos dirigidos conseguem fazer o mesmo trajeto em 17 minutos. O veículo ainda não foi lançado no mercado.

No Brasil, engenheiros e pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) também estão em processo de construção de uma tecnologia para carros autônomos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário