A experiência em gestão ambiental adquirida nas esferas estadual e federal foi exposta nesta terça-feira (12) pelo engenheiro florestal José Carlos Carvalho, a servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Recebido pela titular da Secretaria, Teresa Cativo, ele falou sobre o trabalho realizado quando foi secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais e ministro de Meio Ambiente no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Na abertura da reunião, que contou com diretores, gerentes e técnicos da Sema, Teresa Cativo classificou o momento como produtivo para os servidores. "Tendo em vista a experiência exitosa da gestão do ex-secretário José Carlos, vamos aprender muito com ele", ressaltou.
Segundo o ex-secretário, o diferencial na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais é ter gerência específica de Compensação Ambiental, o que para ele é fundamental para a gestão das unidades de conservação. "Comparadas com as do Pará, só temos pequenas chácaras, mas a conservação delas é essencial para nós", destacou.
José Carlos Carvalho defendeu a divisão de competências com os municípios e abordou acordos entre União, Estados e Municípios. "Precisamos integrar as instituições, promovendo a gestão compartilhada. Por exemplo, alguém aciona o Estado porque tem um vizinho fazendo poda na árvore, que está para o lado de seu muro... Não pode isso! Temos que escolher prioridades", enfatizou.
O ex-secretário disse que esse intercâmbio com o Pará lhe mostrou a determinação do governo Simão Jatene em fortalecer a gestão ambiental com foco na sustentabilidade. "Esse é o caminho que está posto, e eu percebo nesse momento que o Pará está traçando o melhor caminho para poder melhorar sua gestão em meio ambiente", avaliou.
Segundo ele, a troca de conhecimentos e experiências é positiva, porque permite repassar acertos. "Minas tem uma particularidade, que permitiu avançar na gestão do meio ambiente, e esse intercâmbio nos permite colocar à disposição dos demais Estados aquilo que nós conseguimos fazer de melhor e, ao mesmo tempo, aprender com o que de melhor os Estados estão fazendo, a exemplo do Pará", finalizou.
Ascom/Sema
Nenhum comentário:
Postar um comentário