Pesquisadores de Universidade de Buffalonos EUA, estão criando um novo e diferente "app" para smart phones: o rastreamento da poluição do ar. Carole Rudra, professora assistente de medicina social e preventiva, recebeu uma bolsa para avaliar a exposição de uma pessoa a poluentes em uma área urbana - no caso, Buffalo e arredores. A bolsa, de dois anos, concedida pelo Instituto Nacional de Saúde, é de U$ 440 mil.
A poluição do ar de uma cidade varia, de seu centro para os playgrounds e até para o ar que se respira dentro de casa, tornando essencial a possibilidade de rastrear a locação de participantes do estudo, e coletar dados durante o dia. Celulares com GPS podem fazer isto muito bem.
"Há muitos modos de estimar a exposição de humanos à poluição do ar", diz Rudra. "Muitos métodos atuais são baseados nos endereços dos participantes. Mas eles não levam em consideração que as pessoas não passam todo o tempo dentro de casa. Numa área urbana, a exposição muda significativamente enquanto as pessoas desempenham suas atividades diárias."
Para superar esta limitação de maneira conveniente de estudar os participantes, e para que o método seja aplicável em futuros estudos maiores, disse ela ao Medical News Today, "usaremos celulares para rastrear onde as pessoas estão por períodos de 24 horas. E estes lugares são registrados automaticamente, de modo que elas não precisam responder a
nada".
Os 40 participantes usarão seus próprios celulares equipados com GPS, que registrarão suas posições diversas vezes por dia, durante três meses. Elas serão recrutadas em dois períodos - no verão de 2011, e no inverno de 2011-12.
"A poluição do ar está associada a uma variedade de problemas de saúde, como asma, doenças coronárias e câncer de pulmão, entre outras", lembra Rudra. "Este projeto vai desenvolver um método que melhorará nossa capacidade de estimar a exposição de humanos à poluição, e melhorará a saúde pública, ao permitir que pesquisadores mensurem mais acuradamente a exposição e a relacione com problemas de saúde".
Nenhum comentário:
Postar um comentário