A IV Semana dos Povos Indígenas acontece no Museu Histórico do Pará (MHEP) a exposição “Pituku Waiãpi”, que leva o nome do próprio artista e o único indígena no Estado do Pará que pinta com a boca.
Pituku Waiãpi nasceu na aldeia Amapari, terra indígena Waiãbi no Estado do Amapá. Em 1979, aos 2 anos de idade foi diagnosticado com paralisia infantil e retirado pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) de sua comunidade passando então a morar na Casa de Saúde Indígena em Belém. Foi aos 12 anos durante um tratamento no Hospital Sara Kubitschek em Brasília que Pituku teve seu primeiro contato com pincéis e tintas. Estimulado por recordações da aldeia o artista superou suas dificuldades desenvolvendo técnicas de pinturas com a boca. Mais do que um exemplo de superação Pituku quer incentivar as pessoas que possuem algum tipo de deficiência. “Quero mostrar para as pessoas e para os deficientes físicos que não existe barreiras”.
O artista reconhecido mundialmente hoje faz parte da Associação dos Pintores com os Pés e a Boca e já participou de diversas exposições coletivas e individuais em salões da Suíça, Paris, Estados Unidos, São Paulo, Maranhão e Rio de Janeiro. Suas obras costumam retratar o cotidiano indígena: máscaras, utensílios domésticos, objetos de caça, pinturas faciais e corporais de diversas tribos indígenas. “É muito bom ser reconhecido mundialmente e também nas ruas, as pessoas me dão os parabéns, pedem autógrafos e eu os escrevo com a boca”, revela o artista.
A programação da IV Semana dos Povos Indígenas se desdobra em eventos e discussões ligados ao meio ambiente e sustentabilidade, mas também discute educação, cultura e tecnologias, além de justiça, cidadania e direitos humanos. Os eventos seguem até dia 25 de abril em Belém e em quatro aldeias indígenas localizadas nos municípios de Tucuruí, Parauapebas, Santarém e Altamira.
Serviço:
A exposição acontece de 18 à 25 de abril no Museu Histórico do Pará (MHEP), localizado na Praça D. Pedro II, s/nº, sempre de 10 às 16h. Informações: (91) 4009-8831.
Nenhum comentário:
Postar um comentário