Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 10 de abril de 2012

Vale será principal patrocinadora do Inhotim

A Vale e o Instituto Inhotim assinam, amanhã, dia 11 de abril, contrato que eleva a empresa à condição de patrocinadora master do complexo museológico, localizado em Brumadinho (MG). Os recursos, da ordem de R$ 4 milhões, que serão destinados pela empresa ao Inhotim, via Lei de Incentivo à Cultura, terão como principal foco as políticas comuns de educação ambiental, inclusão social e a sustentabilidade. O Instituto Inhotim é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que se tornou um espaço de referência internacional em exposição de obras de arte contemporânea. No espaço se desenvolvem também projetos educativos relacionados à arte e ao paisagismo. A parceria com a Vale prevê a viabilização da manutenção e conservação dos acervos artístico e botânico do Instituto e das diversas atividades multidisciplinares voltadas para a democratização do acesso à cultura. 

A expectativa da Vale com o novo investimento é, principalmente, contribuir para o desenvolvimento cultural estruturante com foco em sustentabilidade, inclusão, cidadania e formação de agentes multiplicadores; descentralizar o acesso à cultura com visitas de aproximadamente 15 mil alunos e 600 mil professores da Região Metropolitana de Belo Horizonte, até o final de 2012. Vale e Inhotim comungam de princípios que posicionam as pessoas como a grande riqueza dos territórios. Por meio de parcerias com o poder público e a sociedade civil, a empresa busca fortalecer o capital humano e contribuir para o desenvolvimento social e econômico das comunidades, potencializando assim seus investimentos sociais. 

Localizado a 60 quilômetros de Belo Horizonte, o Inhotim é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Estadual e Federal (Oscip) que reúne um dos mais importantes acervos brasileiros de arte contemporânea, um jardim botânico com coleções raras e de grande interesse da sociedade, bem como diversas ações educativas e sociais. Com apenas cinco anos de atividades, reúne 500 obras no seu acervo, 18 galerias e 23 obras a céu aberto, entre outras atrações. Na parte de botânica e meio ambiente, o espaço conta com 100 hectares de área de visitação, 15 de jardins e um acervo botânico de 4.200 espécies, compondo, assim, a maior coleção de plantas vivas dentre os jardins botânicos do país e a maior coleção de palmeiras do mundo. Apenas em 2011, cerca de 250 mil pessoas passaram pelos diferentes espaços. 

Os recursos do patrocínio deverão ser canalizados também para o projeto do Inhotim Escola, estrutura que integrará o Circuito Cultural Praça da Liberdade, onde a Vale já mantém o Memorial Minas Gerais Vale, com previsão de início de atividades em 2014. 

A Vale está presente no Circuito Cultural Praça da Liberdade desde 2010, quando foi inaugurado o Memorial Minas Gerais Vale, e há outros 20 anos como patrocinadora da Praça da Liberdade. A empresa mantém ainda outros importantes ativos culturais no Estado, como o Trem da Vale, trem turístico que faz a ligação entre as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, e apoia outras iniciativas culturais de grande relevância para o Estado, como o projeto Sempre Um Papo, os grupos Ponto de Partida e Giramundo, além da Orquestra Filarmônica de Minas e do Museu de Artes e Ofícios, espaço instalado na capital que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário