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terça-feira, 10 de abril de 2012

Cadeia de supermercados dos EUA bane peixe «insustentável»

A cadeia de supermercados norte-americana Whole Foods anunciou que vai suspender a venda de peixe e marisco capturado de forma não sustentável.

A medida terá início a partir do dia 22 de Abril, no Dia da Terra. A gigante dos supermercados orgânicos seguirá uma lista de indicação de espécies ameaçadas criada pelo Blue Ocean Institute (Instituto Oceano Azul), organização do Aquário da Baía de Monterey, na Califórnia.

Na relação, as espécies são classificadas numa paleta de cores. A cor vermelha indica animais em perigo, sejam envolvidos em capturas acidentais (bycatch, em inglês), que vivam em regiões já exauridas pelo excesso de pesca ou que apresentam métodos de cultivo prejudiciais para o ambiente.

Algumas das espécies de marisco classificadas com essa cor e que não serão mais encontradas nas prateleiras do supermercado serão os polvos, o alabote-do-atlântico e o bacalhau-do-atlântico, este último normalmente capturado por redes de arrasto, uma forma de pesca predatória que pode destruir habitats. Como alternativas, a empresa vai oferecer bacalhau capturado com varas de pescar e alabote-do-pacífico.

«A longo prazo, o que realmente estamos a tentar fazer é ajudar a inverter os métodos de excesso de pesca e captura acidental, para que possamos mover a indústria como um todo para uma grande sustentabilidade», afirma a coordenadora de qualidade de marisco da Whole Foods, Carrie Brownstein.

Os preços podem tornar-se mais altos em alguns casos, já que alguns fornecedores mais sustentáveis têm rendimentos menores sobre os seus produtos.

Outras cadeias de supermercados americanas também passaram a adoptar a compra consciente, à medida que os consumidores tornaram-se mais preocupados com a origem do alimento que estão a consumir.

As mudanças começam a aparecer aos poucos. Em 2008, quando o Greenpeace publicou um guia de consumo sustentável em supermercados, todos os 20 grupos pesquisados naquele ano pela ONG foram reprovados.

Em 2011, apenas cinco falharam, afirma John Hocevar, director da campanha do oceano do grupo. «É impressionante ver que isso era um problema que não estava no radar da maioria dessas companhias e, com o nosso encorajamento e de outros, eles realmente tomaram partido», disse.

Apesar disso, a grande quantidade de grupos privados a emitir certificações pode confundir os consumidores. Algumas das opções de peixes e marisco da Whole Foods, além do novo sistema de cores, continuarão a receber a classificação do Marine Stewardship Council, que mantém um sistema de certificação para empresas de pesca sustentáveis.

Diario Digital

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