Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Secretário-geral da ONU elogia ações do Brasil Sem Miséria no apoio ao controle da tuberculose

Ban Ki-moon destacou que o país reforçou a oferta de tratamento da doença, que atinge principalmente pessoas em situação de extrema pobreza

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, elogiou as ações do Plano Brasil Sem Miséria no apoio ao controle da tuberculose, em carta enviada à presidenta Dilma Rousseff. O plano é interministerial e tem a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Ban Ki-moon parabenizou a avanço do país na oferta de tratamento da tuberculose – uma das chamadas doenças da pobreza. Segundo o secretário-geral da ONU, o Brasil Sem Miséria contribui para reforçar o sucesso no controle da tuberculose.

Ele também destacou a parceria com o Brasil nos esforços pela erradicação da doença, desenvolvidos por meio do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. 

Dados do ministério revelam que, pela primeira vez, os casos de tuberculose foram inferiores a 70 mil no Brasil. O número de registros caiu 3,54% no ano passado. Em 2010, foram feitas 71.790 notificações contra 69.245 de 2011. Na última década, o país teve queda de 15,9% na taxa de incidência da tuberculose.

Ainda assim, assinalou o secretário-geral da ONU, o Brasil integra o grupo de 22 países que, juntos, registram 80% dos casos de tuberculosos em todo o mundo. 

Thaís Ribeiro
Ascom/MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário