Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 3 de abril de 2012

Queda nas emissões da União Europeia derruba preço do carbono

Queda nas emissões da União Europeia derruba preço do carbono
Autor: Fabiano Ávila - Fonte: Instituto CarbonoBrasil/Thomson Reuters Point Carbon

Mal a Comissão Europeia (CE) liberou os resultados das emissões dos 27 países do bloco em 2011 e o volátil Esquema de Comércio de Emissões da União Europeia (EU ETS) já sentiu o impacto.

Segundo os dados da CE divulgados nesta segunda-feira (2), o total de gases do efeito estufa emitidos pela União Europeia no ano passado foi de 1.888 milhões de toneladas (Mt), 2,6% a menos do que os 1.939Mt registrados em 2010.

Diante desta queda, as permissões para dezembro de 2012 do EU ETS estão sendo negociadas em apenas €6,14, despencando quase 14% em relação ao valor com que fecharam na última sexta-feira (30). O recorde de baixa anterior era de €6,30.

As emissões de 2011 ficaram 114Mt abaixo do limite fixado pelo EU ETS, significando que a ferramenta teve permissões em excesso pelo terceiro ano seguido e pela sexta vez em sete anos de existência.

De acordo com a consultoria Thomson Reuters Point Carbon, o declínio das emissões reflete a deterioração da produção industrial do bloco e o clima ameno que predominou em 2011.

A maior variação nas emissões entre 2010 e 2011 ocorreu no setor de energia e aquecimento, 41 Mt. “O aumento da geração renovável e o inverno ameno mais que compensaram o impacto do desligamento de usinas nucleares na Alemanha”, afirmou Yan Qin, analista da Point Carbon.

A queda nas emissões, e seu consequente impacto no preço do carbono, podem facilitar a decisão de retirar do mercado de carbono as permissões em excesso. 

“O preço do carbono vai ser afetado por esse declínio nas emissões e a medida de reter permissões na terceira fase do EU ETS deve ganhar mais apoio”, afirmou Marcus Ferdinand, analista de mercado da Point Carbon, antes mesmo de a queda do preço ter acontecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário