Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 29 de março de 2012

Presidente da CNA fala sobre avanços da agricultura sustentável no Brasil

Senadora Kátia Abreu participa da Cúpula de Agricultura Sustentável no Reino Unido

Editora Globopresidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, apresentará os avanços da agricultura sustentável no Brasil durante a Cúpula de Agricultura Sustentável. O evento, que acontece nesta quinta-feira (29/3), em Londres, na Inglaterra, foi promovido pelo jornal Financial Times e a embaixada do Brasil no Reino Unido. 

A apresentação incluirá uma avaliação do Projeto Biomas, que está sendo desenvolvido pela CNA em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O projeto, que custou US$ 23,4 milhões, tem como principal objetivo pesquisar formas de produção sustentável, com foco no uso da árvore, com benefícios ambientais, econômicos e sociais aos produtores rurais brasileiros.


O projeto prevê a implantação de uma vitrine tecnológica em cada um dos seis biomas brasileiros – Mata Atlântica,CerradoAmazôniaCaatingaPantanal e Pampa -, onde os produtores rurais poderão conhecer técnicas de produção sustentável que melhor se apliquem à sua propriedade. Envolve mais de 240 pesquisadores e centenas de multiplicadores, que levarão os resultados destas pesquisas a milhares de produtores rurais. Financiado pela CNA, conta com o apoio das empresas John Deere, Vale Fertilizantes, Monsanto e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Área de Proteção Mundial
Outra questão que será proposta pela presidente da CNA é a criação de áreas de proteção permanente no mundo, seguindo a experiência bem-sucedida no Brasil com as chamadas APPs (Áreas de Preservação Permanente). A iniciativa visa incentivar a proteção, em todo o mundo, de áreas localizadas às margens de rios, das nascentes e das regiões de grande declividade, a fim de proteger as fontes de água, indispensável à agricultura e à sobrevivência dos seres vivos. 


“Não queremos culpar outros países por não preservarem suas margens de rios e nascentes. Todos os países cometeram erros e têm suas imperfeições. Mas este é um momento oportuno para se corrigir erros do passado e garantir a preservação e uso eficiente dos recursos naturais”, assegurou Kátia Abreu. A proposta de criação da APPs em escala mundial foi lançada pela CNA, em conjunto com a Embrapa e a ANA (Agência Nacional de Águas), durante o Fórum Mundial das Águas, que ocorreu neste mês, em Marselha, na França. 


A presidente da CNA mostrará, ainda, que o Brasil alcançou posição de destaque como maior agricultura tropical do planeta e um dos principais produtores de alimentos do mundo, utilizando apenas 27,7% do seu território para atividades agropecuárias e mantendo 61% do território cobertos com vegetação nativa


Conduzido por editores do jornal britânico Financial Times, o seminário abordará o tema Desafios e Inovações no contexto do aumento da demanda por alimentos, com foco no Brasil. Estarão presentes o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, autoridades agrícolas da União Européia, líderes de setores chave do agronegócio brasileiro e representantes de ONGs.

por Globo Rural On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário