Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 28 de março de 2012

O Procel e a economia de energia

Desde sua criação, em 1985, até 2011, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL) ajudou a economizar mais de 50 mil gigawatts-hora (GWh) – consumo equivalente a 26 milhões de residências.

O programa busca conscientizar a sociedade para o consumo consciente, incentivando iniciativas educacionais e divulgando conceitos de eficiência energética. Nos últimos anos, o Brasil buscou fontes alternativas de energias renováveis, as empresas investiram em novas tecnologias e os consumidores ficaram mais atentos ao uso racional da eletricidade.

Para entender o Selo Procel e conhecer os eletrodomésticos mais eficientes, clique aqui e aqui.

Aumento de consumo na próxima década
Apesar dos bons indicadores, o desafio ainda é grande: de acordo com um relatório divulgado em janeiro pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética), o consumo de energia no Brasil deve aumentar em 4,5% ao ano entre 2012 e 2021. O setor com maior expectativa de aumento na demanda de energia é o comércio (5,8% por ano), seguido pelo residencial (4,5%) e pelo industrial (4,4%).

Para economizar, fique de olho nessas dicas:
Motores elétricos, como secadores de cabelo, lava-louças e ventiladores, são responsáveis por 45% do consumo de energia total do planeta! Utilize-os com consciência.

-Na hora de comprar um novo aparelho, não se esqueça do Selo PROCEL de economia de energia! Ele indica os eletrodomésticos mais eficientes.

- Aproveite a iluminação natural dos dias mais claros e desligue a luz.

-Troque suas lâmpadas incandescentes pelas econômicas.

Para saber mais sobre o consumo consciente de energia, visite os projetos do Consciência Ampla. A agenda da semana está aqui.

fontes: Diário do Nordeste
Eletrobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário