Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 28 de março de 2012

FAO participa de ciclo de palestras sobre Rio+20 na Câmara dos Deputados

O representante da FAO, Hélder Muteia, ao lado da ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, durante palestra na Câmara.Duas décadas depois da realização do fórum de discussões e acordos que pavimentaram diretrizes para políticas ambientais do planeta, o Brasil prepara-se para sediar, um junho, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Como parte dos debates que antecedem a reunião, a Frente Parlamentar Ambientalista encerrou hoje (27/03), no auditório Nereus Ramos, na Câmara dos Deputados, o ciclo de palestras Rio+20 – Em Busca de uma Economia Sustentável. O representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Hélder Muteia, foi um dos palestrantes convidados para a sexta edição.
Segundo Muteia, a Rio+20 será uma oportunidade para uma mudança de rota na implementação das políticas econômicas dos governos nas próximas décadas. “Não é mais possível que a atual gestão econômica mundial continue sendo responsável pela degradação dos recursos naturais. O conceito de economia verde leva em conta a utilização dos recursos de modo, de fato, sustentável”, afirmou Hélder Muteia.
Muteia chamou a atenção para a necessidade de adequação da produção alimentar ao crescimento populacional. “Hoje somos 7 bilhões. Em 2050, teremos 9 bilhões de bocas para alimentar. Como poderemos fazer isso sem trazer riscos ambientais? A resposta está em um novo padrão de práticas agrícolas e do uso dos recursos naturais. Em outras palavras, é possível incrementar a produção alimentar sem comprometer a biodiversidade. E a agricultura tem um papel fundamental em um contexto de economia verde”, observou Muteia.
O representante da FAO reafirmou a importância de um debate sólido na Rio+20 para que a governança global possa se comprometer com mudanças estruturais em relação à política ambiental. “Os caminhos têm de ser trilhados com vontade política, com liderança”. Para ele, o Brasil, “um país que debate amplamente as suas questões”, pode liderar o processo e servir de plataforma para um novo modelo de desenvolvimento.
Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a busca de consensos será o grande desafio dos países presentes na Cúpula da Rio+20. “O caminho apontado pelas Nações Unidas é o de procurar discutir o pilar econômico no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”, apontou a ministra, lembrando que “nem sempre há convergência sobre o assunto”.
O evento foi mediado pelo deputado Sarney Filho (PV-MA), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e presidente da Subcomissão para a Rio+20 na Comissão de Meio Ambiente. O parlamentar defende a ampla participação da sociedade civil nas discussões da Rio+20 em âmbito mundial. “Nosso objetivo é conclamar a sociedade para que participe dos eventos que antecedem a Rio+20”, afirma Sarney Filho no documento “Rumo à Rio+20 – Construindo o Desenvolvimento Sustentável”.

Fonte: ONU Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário