Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 27 de março de 2012

Chefs de todo o mundo definem receitas ideais para um planeta melhor



Três regras para uma alimentação saudável

Embaixadores da Hora do Planeta, esses especialistas estão incentivando os consumidores a fazer três alterações diretas em seus hábitos alimentares e que irão resultar em um impacto positivo sobre o meio ambiente: 1º) Comer menos carne; 2º) Comer mais frutos do mar; e 3) Utilizar abastecimento sustentável e produtos mais locais.

Anunciado como embaixador Earth Hour Australia para 2012, o chef Bill Granger afirmou que "a Hora do Planeta é um evento único, que celebra as maravilhas do mundo natural. Por isso, se envolver deve ser uma obrigação de todos aqueles que amam o alimento".

Este ano, o WWF do Reino Unido tem trabalhado para enfrentar o desafio de comer de uma forma que seja saudável para todos e para o planeta. De acordo com um estudo inglês, cerca de 30% das emissões de CO2 do Reino Unido derivam da produção de alimentos. Para lutar contra essa tendência, grandes chefs renomados da Grã-Bretanha decidiram colocar em prática os princípios do bom-viver (livewell).

Na BBC, o apresentador Ching-He Huang reuniu uma série de filmes apresentando uma variedade de deliciosas receitas chinesas para serem preparadas apenas para a Hora do Planeta.

"Eu adoro mostrar às pessoas como é fácil cozinhar comida chinesa. Assim, fiquei muito feliz por ser convidado para participar da Hora do Planeta deste ano, ajudando a preparar o que é bom para todos e bom para o planeta. É incrível pensar que milhões de pessoas, em todo o mundo, vão desligar suas luzes em conjunto. E todos devem fazê-lo", disse Huang.

Receitas para todos os gostos da Hora do Planeta
Uma infinidade de receitas especiais para a Hora do Planeta foi o que apresentaram outras celebridades gastronômicas, como Rick Stein, Bryn Williams, McKenna Niall, De Rachel Thample, Ken Hom e Warner Valentine.

A chef alemã Sarah Wiener decidiu usar receitas de seu curso de culinária 'O Jantar da Hora do Planeta' para inspirar as pessoas a fazerem suas próprias criações, a partir de produtos provenientes da região em que moram. Wiener recomenda: "É melhor usar produtos sazonais que não têm de ser transportados de países distantes ou que necessitem ser cultivados em uma estufa com uma grande quantidade de entrada de energia".

O diretor-executivo e co-fundador da Hora do Planeta, Andy Ridley diz que há uma ligação profunda entre o que comemos e como nós tratamos o planeta em que vivemos. "Sustentabilidade não é sobre comer feijão frio; trata-se de manter práticas alimentares sustentáveis e de reduzir o nosso consumo intensivo de fontes de carbono. Estes chefs de todo o mundo estão nos mostrando como a comida pode ser, além de saborosa, boa para o planeta", afirmou.

Chefs de todo o mundo também estão usando a campanha global I Will If You Will da Hora do Planeta para fazer alguns desafios ousados ao público. O escritor da Food and Wine, Jerry James Stone, comprometeu-se a comer vegan (sem origem animal) por um mês, se 5 mil de seus fãs também o fizerem, por uma semana. 

"Como vegetariano de vinte e poucos anos, sempre fui um pouco vegan-curioso. Quero dizer, quem não é nos dias de hoje? Mas só o pensamento de desistir de queijo Gouda ou mel me deixava muito perturbado. Entretanto, é preciso mudar e repensar tudo, porque é inegável que o sistema alimentar está em perigo", comenta Stone.

Como 53% da pesca do mundo estão totalmente explorados, e 32% são superexplorados, esgotados, ou se recuperando de esgotamento, a pesca sustentável é o destaque do menu especial para a Hora do Planeta.

O consumo consciente de peixe
O cozinheiro, cineasta e escritor sul-africano Justin Bonello se comprometeu a reciclar sua água de banho de chuva para utilizar em seu jardim, se mil pessoas escolherem apenas peixes de uma lista considerada sustentável.

"A maioria das pessoas sabe que tenho o maior prazder em incentivar as pessoas a fazer escolhas alimentares éticas e sustentáveis. Por isso, essa mentalidade a respeito de um consumo mais consciente também deve se estender para as nossas casas", disse Bonello.


Fonte: a Hora do Planeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário