Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 26 de março de 2012

Câmara Brasil-Alemanha promove curso sobre responsabilidade socioambiental

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK, na sigla em alemão) promove curso sobre gestão da responsabilidade socioambiental. Voltado a gestores de organizações empresariais, públicas, estudantes e interessados em geral, o curso terá um dia de duração e ocorrerá em 10 de maio, na sede da entidade, Zona Sul da capital paulista.

A programação reserva palestras sobre conceitos centrais de Responsabilidade Socioambiental (RSa) e enfoca diretamente a implantação de processos da prática em organizações públicas e privadas. Também reserva a apresentação de estudos de caso brasileiros e atividades práticas, que dão ao participante uma visão objetiva do conteúdo apresentado. 

“A RSa é o comprometimento da gestão empresarial com práticas equilibradas nas questões ambientais, sociais e econômicas.  Estas práticas melhoram o desempenho empresarial, geram ganhos de longo prazo, e, principalmente, uma percepção positiva sobre a atividade empresarial. Por isso, o tema tem se tornado estratégico para as organizações modernas”, sintetiza Kátia Zander, organizadora do curso.

Zander explica que o curso é dividido em quatro módulos. O primeiro deles aborda os diferentes níveis e conceituações da responsabilidade social nas últimas décadas e introduz aos principais tratados internacionais nos quais se baseia a RSa. Também reserva aos participantes simulações práticas sobre o tema preservação do meio ambiente.

O segundo módulo aborda as principais normatizações que orientam a RSa no Brasil, em especial a ISO 26.000, NBR 16.000, AA 1.000 e outras. No componente prático desse módulo, os participantes trabalham questões como o envolvimento de comunidades com as quais organizações empresariais interagem, sempre na perspectiva das normas apresentadas.

O terceiro e quarto módulos enfocam estudos de caso corporativos e governamentais que mostram como os processos de RSa são integrados à comunicação e ao marketing das empresas. Nestes módulos serão abordados os principais formatos de relatórios de sustentabilidade, como o Balanço Social, o Global Report Initiative (GRI) e outros.

O curso será ministrado por Ricardo Braun, PhD e PD.Sc em Ciência Ambiental pela Universidade de Aberdeen e autor dos livros Novos Paradigmas Ambientais (2010) e Sustainable Development Incentives (2010).  Inscrições e informações podem ser obtidas no site da Câmara Brasil-Alemanha.
 
Sobre a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK)
A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) é uma entidade que desenvolve um papel essencial no fomento das relações econômicas entre os dois países.

Filiada à Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK), a Câmara Brasil-Alemanha atua como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre os países do Mercosul e da União Europeia.
 
No Brasil há 95 anos, a Câmara Brasil-Alemanha congrega 1.700 associados, entre empresas de capital ou know how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior.

A entidade conta com 220 funcionários e está presente em 14 cidades brasileiras. Esta rede está à disposição de seus associados, que também tem acesso a outras 114 câmaras de comércio alemãs espalhadas em 81 países, além de outras 83 entidades na Alemanha.

Em 2011, a Câmara Brasil-Alemanha trouxe para o Brasil 83 delegações empresariais e contou com a participação de 15 mil executivos em congressos, seminários e reuniões ao longo do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário