Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 1 de março de 2012

Associação da Guatemala transforma bicicletas velhas em “bicimáquinas”



bicimaquina.jpg
Bicimáquina com liquidificador utilizada na fabricação de xampus e produtos alimentares/Fotos:Divulgação

Reciclagem de bicicleta não é nenhuma novidade. Mas uma organização sem fins lucrativos chamada de Associação Maya Pedal, com sede em San Andrés Itzapa, na Guatemala, está transformando peças de bicicleta em máquinas sem eletricidade movidas a pedal, chamadas de "bicimáquinas". 

Fundada pelo engenheiro e entusiasta de bicicleta Carlos Marroquin, a organização aproveita as bicicletas doadas pelos Estados Unidos e o Canadá, para realizar uma série de tarefas que normalmente exigiriam eletricidade, que é muitas vezes indisponível nas pequenas aldeias do país. 
bicimaquina2.jpg
Bicimáquina que funciona como bomba de água

Além de liberar o usuário de custos crescentes da energia, a máquina pode ser usada em qualquer lugar, é fácil de manter, não polui e fornece um exercício saudável.

Cada bicimáquina é feita à mão na associação, por voluntários de vários lugares do mundo que operam em serviços de reparação de bicicletas, utilizando uma combinação de motos antigas, madeira, concreto e metal.

bicimaquina3.jpg
Bicimáquina que debulha milho e mói grãos de soja e café

Entre as criações inspiradoras estão um debulhador de milho, que é uma máquina de bicicletas adaptadas para uma fábrica de moer, e uma bomba de água, que pode elevar a água de cinco a dez litros por minuto a partir de poços e furos até 30 metros de profundidade. Assim como liquidificadores, que servem para fazer sabonetes e xampus, bem como produtos alimentares.

Além da construção de bicimáquinas, a associação oferece um serviço de reparação de bicicletas assim como vendas de motos usadas. A Maya Pedal trabalha também com uma série de parceiros locais, ONGs, cooperativas agrícolas e produtores orgânicos.
Assista ao vídeo produzido pela a Associação:




Fonte: EcoDesenvolvimento.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário