Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 9 de março de 2012

Asma mata seis brasileiros todos os dias

Pneumologistas alertam para a importância da adesão ao tratamento da asma, doença que é frequente em crianças e jovens adultos e pode ser fatal caso não haja o devido acompanhamento. Doença é um problema de saúde pública mundial

A asma mata cerca seis pessoas por dia no Brasil, ou 2.500 pessoas ao ano, de acordo com os últimos dados do Centro de Referência Hélio Fraga. Apesar de ser extremamente comum, pouca importância se dá a esta doença que pode ser fatal e afeta cerca de 20 milhões de brasileiros ou uma em cada 10 crianças ou adultos jovens. Estudos internacionais sugerem que 90% das mortes por asma sejam evitáveis, caso haja o devido tratamento e a doença tem aumentado consideravelmente em todos os países do mundo.

No Brasil, a asma é uma das principais causas de atendimentos em prontos-socorros e hospitalização, gerando altos custos para os serviços de saúde e consequências econômicas e sociais. “É inaceitável que a asma continue matando, devido à eficácia dos tratamentos atualmente disponíveis”, afirma a pneumologista Márcia Menezes Pizzichini, coordenadora da Comissão de Asma Brônquica da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). De acordo com a Organização Mundial de Saúde, hoje aproximadamente 150 milhões de pessoas em todo mundo sofrem com a asma e a doença tem crescido em todas as faixas etárias.

Sentir falta de ar ao praticar exercícios físicos, ao dar risada, acordar à noite com falta de ar, ou tosse seca sem causa aparente por mais de quatro semanas são sintomas da doença, que se manifesta mais comumente em crianças e adolescentes e é uma das principais causas de falta ao trabalho e da escola. “Uma das principais características da asma é ser episódica com crises que surgem e desaparecem. É uma doença que depende de cuidados e devemos saber que, sem dúvida, é um problema de saúde pública mundial”, diz a médica.

A especialista, no entanto, faz um alerta. “Mesmo pacientes com asma leve podem ter uma crise aguda que pode ser fatal. Asma não tem cura, mas a doença é tratável e os portadores que seguem o tratamento podem levar uma vida normal, sem restrições”, revela a pneumologista Márcia MenezesPizzichini.

O que é asma?
É uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que faz com que fiquem inchadas e com secreção. Em geral, inicia-se na infância, após os dois anos de idade, mas pode acontecer em qualquer idade e fatores ambientais e genéticos são relacionados à doença.

A asma ocorre quando há uma obstrução ao fluxo de ar e pode ser leve, moderada ou grave. Essa obstrução ocorre principalmente na expiração (quando há eliminação do ar dos pulmões) e dificulta muito sua respiração. Uma característica da asma é que essa obstrução é reversível com tratamentos específicos com broncodilatadores, por exemplo. Essa inflamação leva a um desarranjo de vias aéreas causando uma obstrução permanente ao fluxo aéreo. Para a asma se manifestar, existem alguns ‘‘gatilhos’’ que geram as crises, tais como mudança de temperatura, infecções, tabagismo, animais, antiinflamatórios entre outros. A pessoa com asma pode viver tempos sem crise desde que tenha o devido acompanhamento.

Sobre a SBPT
A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) é uma associação médica sem fins lucrativos, de caráter científico, cultural e representativo, fundada em 1937. A SBPT é a associação representativa dos especialistas na área das doenças respiratórias, incluindo os pneumologistas e os cirurgiões torácicos, endoscopistas respiratórios e pneumopediatras. Suas metas são a difusão do conhecimento sobre as diversas enfermidades do aparelho respiratório, a atualização sobre a especialidade e a defesa profissional dos seus associados e tem como objetivo a melhora da saúde da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário