Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 9 de março de 2012

Olimpíada de Biologia abre inscrições

O prazo de inscrições para a 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) acaba no próximo dia 31. A competição tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é organizada pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio). 

Podem participar estudantes de ensino médio e pré-universitários. E os melhores classificados irão representar o Brasil na fase internacional, em Cingapura e Portugal. 

A OBB ocorre em duas etapas: as primeiras provas serão realizadas em abril próximo, e a segunda em setembro, quando também será divulgado o resultado final. 

Segundo o coordenador nacional da OBB, Rubens Oda, este ano será criado um tutorial online na página da olimpíada, para esclarecer e oferecer treinamento aos alunos, principalmente de escolas públicas, para diminuir a defasagem e permitir maior participação desses estudantes nas fases finais. 

Em 2011, mais de 500 escolas e 40 mil alunos participaram das duas fases da competição. Os oitos primeiros colocados receberam treinamentos nas universidades Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), na estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e no Instituto de Tecnologia ORT, também no estado. 

“A OBB é sempre uma grande oportunidade para divulgar e testar os conhecimentos em biologia de estudantes brasileiros, inclusive para representar o País nas etapas internacionais”, enfatiza a presidente da ANBio, Leila Macedo. 

Apoio 
Além do CNPq, a olimpíada tem também o apoio dos ministérios da Educação, da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, de universidades e de membros da associação. 

A ANBio foi criada em 1999 com o objetivo de difundir informações a respeito dos avanços da biotecnologia moderna e seus mecanismos de controle. No seu escopo de trabalho, estão a promoção do conhecimento relativo a biossegurança e de suas práticas, como disciplina científica, além da capacitação e orientação de profissionais que implementam a biossegurança em instituições de pesquisa e ensino da  área biomédica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário