Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 20 de março de 2012

Anão de jardim viaja pelo mundo para mostrar ação da gravidade

Do Peru a Mumbai e do México a Sidney, um anão de jardim chamado Kern viaja pelo mundo inteiro, subindo na balança por onde quer que vá. A experiência demonstra que a gravidade terrestre não é exercida em todos os lugares com a mesma intensidade. 


O anão com seu chapéu azul pontiagudo pesou em Mumbai, Índia, 307,56 gramas. Seu peso na Antártica foi de 309,82 gramas. 

O projeto é financiado por um fabricante alemão de pesos de precisão, que queria fazer publicidade de seus produtos com a viagem do anão. 

"A maioria das pessoas não tem consciência de que a gravidade terrestre varia levemente segundo o local onde se está. A principal razão é a forma do nosso planeta", explicou em comunicado de imprensa o coordenador da experiência, Tommy Fimpel. 

A forma da Terra, achatada nos polos, faz com que os corpos pesem até 0,5% a mais ou a menos em função do local da superfície terrestre onde a pessoa se encontra, explicou. 

A viagem de Kern, que por onde quer que vá é fotografado, o levará em breve a Snolab, centro canadense consagrado ao estudo de partículas elementais, situado dois quilômetros abaixo da superfície da Terra, o que faz dele o laboratório mais profundo do mundo. 

Depois Kern visitará o LCH (Grande Colisor de Hádrons), o maior acelerador de partículas do mundo, na Cern (Organização Europeia de Pesquisa Nuclear), em Genebra, Suíça. 

A viagem ao redor do mundo de Kern, seu peso e seu álbum de fotografias podem ser consultados no site: http://www.gnomeexperiment.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário