Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 21 de março de 2012

Alimentos da culinária amazônica contra o câncer


Foto: Alfredo Fernandes/Agecom
Sabor e saúde andam juntos na mesa do amazônida. Os cientistas ainda não estudaram a fundo boa parte das iguarias da culinária regional, mas pesquisas já realizadas apontam inúmeros benefícios dos alimentos incorporados à rotina local. Entre os benefícios estão os agentes anticancerígenos – capazes de eliminar células malignas do organismo.
De acordo com os autores do livro ‘A arte de não adoecer’, Marcos e Angelita Albuquerque, há comprovação científica do benefício de alimentos como o abacate. “O fruto tem, provado em laboratório, entre as suas propriedades terapêuticas cerca de 30 agentes anticancerígenos. Ele atua nas defesas e expulsa o LDL – o colesterol ruim – e fortifica o HDL – o colesterol bom. Com isso, ele ajuda as defesas contra doenças como câncer, Alzheimer, Parkinson e outros males degenerativos”, afirmou Angelita.
E os benefícios do abacate não são limitados à polpa. O chá do caroço é energético, tônico (combate a queda de cabelo) e é até afrodisíado. Enquanto isso, o chá da folha, que é da família dos louros, serve no tratamento da anemia. “E o abacate é encontrado do México à Argentina, e é usado por amazonenses em saladas, abacatadas, doces e diversas outras receitas”, comentou Marcos.
Entre os alimentos anticancerígenos listam também o jaraqui e o gengibre, conhecido na região como mangarataia. O primeiro é rico em Omega3, enquanto o seguinte é rico em propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, além de ser um antibiótico natural e poder ser usado em forma de bálsamo contra dores musculares.
Os pesquisadores destacam ainda o potencial do cúrcuma, uma “irmã” da mangarataia. “Na sua composição química, ela tem curcumina, que, junta com a peperina, da pimenta, potencializa a ação para células boas, eliminando as células ruins. É como se ela varresse o organismo, limpando-o”, destacou Albuquerque.


Fonte: Portal da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário