Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 5 de março de 2012

5 técnicas de upcycle feitas com sacolinhas plásticas

As sacolas plásticas estão no topo da lista dos vilões do meio ambiente. Por isso, governos e até mesmo a mídia têm investido em ações de conscientização quanto ao uso do plástico. O ideal é rejeitar essas sacolas e optar por modelos retornáveis. No entanto, alguns designers e artesãos desenvolveram técnicas para reaproveitar este material na criação de novos objetos e acessórios.


A reutilização das sacolas plásticas não apenas impede que o destino delas seja lixões e oceanos, como também faz com que retiremos menos matéria prima da natureza para produzir novas coisas.

1 - Abajur: O Kulla, estúdio de design israelense, é o responsável por criar luminárias feitas de materiais reaproveitados. Através da técnica Upcycle, que consiste em dar nova vida a itens que perderam sua utilidade original, a dupla de designers, Adi Shpigel e Keren Tomer, cria abajures. Clique aqui para ver a matéria.



2 – Ecobag: O blog americano Etsy Labs é especializado em dar dicas de artesanato e em uma delas aparece uma solução para o problema com os sacos plásticos: transformá-los em ecobags. A sugestão é simples e o resultado é um material que pode ter diversas utilidades. Clique aqui e veja como fazer.


3 – Botas: A designer industrial chilena, Camila Labra, encontrou uma maneira interessante para criar botas de cano baixo utilizando sacolas plásticas. As botas são impermeáveis e construídas através de fusão das sacolas plásticas com o calor. O calçado é impermeável, flexível, leve e não-tóxico. Clique aqui e confira.


4 – Vasos: A dupla de designers australianas Sarah K e Liane Rossler desenvolveu uma maneira de transformar os sacos plásticos em vasos de plantas. A ideia foi inspirada no conceito de Upcycling, que incentiva a transformação de materiais que perderam sua utilidade original. Clique aqui para ver matéria.


5 – Bolsas e acessórios: A indústria têxtil é uma das que mais causam prejuízos ao meio ambiente. Ciente dessa informação e buscando uma alternativa mais sustentável para o mundo da moda, Juliana Suarez, encontrou a solução em um item que normalmente vai parar no lixo: as sacolas plásticas. A reutilização do item plástico resultou em sete técnicas diferentes para a fabricação de bolsas e outros acessórios. Clique aqui e confira.




Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário