Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Veículos locados são os maiores emissores de CO2equivalente

Setor lidera levantamento feito pela Ecofrotas com veículos leves movidos a gasolina

Nesta época de férias escolares, muita gente aproveita para viajar e opta por alugar veículos. Porém, é preciso ficar atento: dentre os veículos leves movidos a gasolina, os locados são os que mais emitem CO2equivalente por quilômetro rodado, cerca de 0,19 kg CO2e/km. Os números foram obtidos a partir da análise do desempenho de mais de 60 mil veículos leves movidos a gasolina da base de clientes da Ecofrotas, empresa líder do mercado brasileiro de gestão de frotas e a primeira a atuar com gestão sustentável de frotas.

“A forma como um veículo é conduzido interfere em seu desempenho e, consequentemente, no consumo de combustível e na emissão de poluentes. Os carros alugados ao longo do tempo são dirigidos por vários motoristas, com características distintas, o que afeta diretamente o seu desempenho”, explica o gerente de Inovação em Sustentabilidade da Ecofrotas, Rodrigo Somogyi.

Para lidar com a situação, Somogyi recomenda investir em manutenção preventiva e na educação dos condutores, além de optar pelo uso do etanol, seja com o uso de carros flexíveis ou dedicados exclusivamente ao biocombustível. “As alternativas variam conforme a situação de cada empresa, mas no caso das locadoras de veículos há a possibilidade de contribuir para a ‘educação’ dos condutores, dando-lhes dicas de como conduzir reduzindo emissões”, afirma.

Para os motoristas, o executivo alerta para o fato de que guiar um carro de uma empresa não reduz a responsabilidade de cada um de evitar emissões de poluentes. “Apenas como exemplo, manter uma velocidade constante e não tão elevada pode fazer diferença”, explica Somogyi.

Vale ressaltar que, de acordo com dados da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla), em 2010, 17,7 milhões de pessoas usaram esse sistema de locação. Em 2003, eram 8,7 milhões. Como se pode notar, tal número de usuários vem aumentando ao longo dos anos e a expectativa é que ele se amplie com a proximidade da Copa do Mundo e Olimpíadas.


Fabiano Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário