Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Tecnologia e humor podem salvar o mundo, diz fundadora do festival ROFLCon

Tecnologia e humor podem salvar o mundo? A chinesa radicada nos Estados Unidos Christina Xu, 23, acha que sim e fará uma palestra na Campus Party tendo a pergunta como tema principal.

"A tecnologia é menos importante para salvar o mundo do que as pessoas pensam", diz ela. "E o humor é mais importante para salvar o mundo do que imaginam."

Nascida em Fuzhou, cidade com 7 milhões de habitantes --"pequena para padrões chineses"--, Christina mora nos EUA desde criança. Em 2005, foi a Harvard estudar história da ciência.

Lá, pesquisou como as tecnologias da comunicação se desenvolveram e foram apropriadas pelas pessoas.

"Humor é muito importante para camuflar mensagens", diz, citando a censura em seu país natal. "Tecnologia é como um sabre de luz: uma ferramenta usada pelos dois lados da força."

Christina é uma das fundadoras da ROFLCon, conferência sobre cultura de internet que acontece no MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts. A sigla ROFL significa, em inglês, "rolando no chão de rir".

"É a versão americana do YouPix", define ela, citando o evento brasileiro que discute fenômenos on-line.

A parte mais interessante da ROFLCon, diz, é conhecer as pessoas que criaram piadas famosas na internet. "Porque você pode ter visto o vídeo cem vezes e não saber quem é o criador dele."

Na última edição, em 2010, cerca de mil pessoas compareceram. O terceiro encontro está marcado para maio e deve reunir, entre outros, o verdadeiro "Scumbag Steve" e o criador do "Nyan Cat" --ambas piadas nascidas on-line.

MUNDO MENOS RUIM

Com piadas ao redor, Christina as incorporou no dia a dia. Em sua assinatura de e-mail, por exemplo, há um link para fotos de "bichos fofos". "Deixo lá porque, quando você trabalha para fazer do mundo um lugar melhor, como amigos meus, pode ficar um pouco deprimido."

Recém-saída da faculdade, ela começou a trabalhar na BreadPig, uma organização sem fins lucrativos que pretende tornar o mundo um lugar "menos ruim".

No site, são vendidos produtos engraçadinhos com temas de cultura on-line --de biscoitos a livros. O lucro é repassado a instituições filantrópicas. "Nós nos focamos em entidades eficientes, transparentes e que tenham apelo junto aos geeks."

Criada por Alexis Ohanian, cofundador do Reddit, a BreadPig diz ter arrecadado pouco mais de US$ 190 mil em três anos de existência.

Com ingressos esgotados para o acampamento, a Campus Party acontece de 6 a 12 de fevereiro no Anhembi Parque, em São Paulo, e tem entrada grátis para a área de exposição. Trechos dos debates e palestras serão transmitidos ao vivo pelo site oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário